Montagem com 4 fotos de pessoas abraçadas, assinando documentos, ambiente interno
Nesta semana, nos dias 16 e 17 de setembro, o governador Carlos Moisés e a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Janice Krasniak, autorizaram repasses de mais de R$ 5 milhões para 13 instituições de 9 municípios da região Norte e Planalto Norte. Os investimentos beneficiam cerca de 4 mil pessoas com deficiência. Os atos ocorreram nas cidades de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Joinville.

Os recursos serão utilizados para finalidades diversas, como construção, reforma e ampliação das sedes das instituições, aquisição de sala sensorial, mobiliário acessível, veículos adaptados e equipamentos tecnológicos, propiciando integração social de crianças e adultos, autonomia, independência, dignidade e melhoria da qualidade de vida dos alunos com necessidades educacionais especiais, além da redução de filas de espera.

O Governo do Estado pretende, até o final do ano, concluir o maior repasse financeiro na história da inclusão de Santa Catarina. Serão mais de R$ 100 milhões em projetos aprovados para instituições especializadas de todas as regiões, como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), Associações de Amigos do Autista (Amas) e Associações de Surdos, Deficientes Físicos e Visuais.

De acordo com a presidente da FCEE, são mais de 600 projetos de 250 instituições especializadas em todas as regiões. “Esses repasses possibilitam realizações como a inclusão digital com aquisição de recursos e equipamentos tecnológicos, a implantação de parques adaptados, academias acessíveis, jardins sensoriais, salas de Integração Sensorial, PediaSuit e Psicomotricidade; além de veículos de transporte adaptado com plataformas elevatórias que garantem segurança, conforto e acessibilidade às pessoas com deficiência.”, explicou a Presidente da FCEE, que complementou: “É um trabalho realizado a muitas mãos. Somente um governo que acredita no respeito e dignidade que as pessoas com deficiência merecem, investe com qualidade e eficiência onde as necessidades são reais”, concluiu.

Na solenidade realizada em São Bento do Sul no dia 16/09, o governador anunciou o repasse de R$ 1,5 milhão para a ampliação da sede da Apae de São Bento do Sul. A diretora Goreti Ehlke destacou que o investimento é histórico. “É um recurso que fará a diferença para a Apae de São Bento do Sul. Sabemos que esses investimentos estão ocorrendo em todos os cantos do Estado, então o momento é de agradecer o olhar sensível do governador Carlos Moisés para a educação especial”, afirmou.

Em Rio Negrinho, em ato realizado na Câmara de Vereadores no dia 16/09 à noite, o governador Carlos Moises formalizou a parceria com a prefeitura municipal que destina R$ 150 mil para a Apae local. O valor vai permitir a aquisição de mobiliário e Sala de Psicomotricidade para a APAE de Rio Negrinho.

Já na manhã desta sexta-feira, 17, ocorreu em Joinvillle a autorização de R$ 2,8 milhões em recursos para 11 instituições da região, beneficiando cerca de 3 mil educandos com deficiência. Entre as instituições beneficiadas estão as APAEs de Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul. Também receberão recursos a Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi), Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) de Joinville, Associação de Síndrome de Down de Joinville e Associação para Integração Social de Crianças e Adultos Especiais de Joinville.

Para a APAE de Joinville, são R$ 800 mil para ajudar na construção de mais salas de aula. De acordo com a presidente, Heloisa Walter de Oliveira, o investimento vai qualificar ainda mais os atendimentos feitos aos 600 educandos da instituição. "Com isso, vamos ampliar o atendimento das equipes técnicas, com terapeutas, fisioterapeutas, pedagogos, fonoaudiólogos e todos os serviços necessários para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e das famílias, fazendo valer o direito de todos estarem incluídos na sociedade", afirmou Heloisa.

(Com informações e fotos da Secretaria Executiva de Comunicação - Secom)