imagem com texto: I Seminário Catarinense de Conscientização do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH: atualidades e desafios no processo de escolarização
No próximo dia 13 de julho celebra-se o Dia Mundial de Conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e, no âmbito desta celebração, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promove o “I Seminário Catarinense de Conscientização do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH: atualidades e desafios no processo de escolarização”, voltado para pessoas com TDAH e familiares, além de profissionais da área da saúde e educação. O evento ocorre nos dias 13 e 14 de julho de 2021 das 18h às 22h e será transmitido pela internet no Canal da FCEE no YouTube. Com certificação e carga horária de 8h, o Seminário está com as inscrições abertas até às 18h do dia 07 de julho de 2021 através deste link: https://forms.gle/PMe6w3zR4EkYh4Qm7

Na programação do evento, que é organizado Centro de Estudos Normativos para o Atendimento Pedagógico (CENAP) da FCEE, a abertura será realizada pela presidente Janice Krasniak e pela diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Jeane Probst Leite, que abordarão o atendimento da pessoa com TDAH em Santa Catarina.

Ainda no dia 13 ocorre a palestra “TDAH - Mitos e Verdades”, com o objetivo de esclarecer sobre a importância de compreender o TDAH sob uma base científica, apontando a seriedade dos estudos nessa área, relacionadas às bases neurobiológicas, diagnóstico, tratamento e apoios, além de elencar a importância do diagnóstico precoce que venha evitar ou minimizar prejuízos e comorbidades no futuro.

No dia 14 o tema da palestra será “TDAH no contexto da aprendizagem escolar e a importância da família na rotina de estudo”, quando serão abordados os problemas relacionados à aprendizagem escolar, em especial, as defasagens relacionadas às funções executivas que interferem significativamente na apreensão do conhecimento acadêmico.

O evento é organizado pela Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE) da FCEE. Mais informações no Edital neste link.