Montagem com duas capas de livro com fundo branco e os textos: Governo de Santa Catarina Fundação Catarinense de Educação Especial - “Programa de Educação Profissional (PROEP)” -  Cristiane Amaral Li Bittencourt, Evandro Roberval Arseno, Grazielli Kretzer Fernandes e Márcia Miranda / Governo de Santa Catarina Fundação Catarinense de Educação Especial -“Programa de Atividades Laborais (PROAL)”- Grazielli Kretzer Fernandes, Irineu Frederico Borges, Luciana Rodrigues de Moura Castellan e Márcia Terezinha Miranda.
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) anuncia a publicação de dois novos documentos eletrônicos: os ebooks “Programa de Educação Profissional (PROEP)” (São José: FCEE, 2020) e “Programa de Atividades Laborais (PROAL)” (São José: FCEE, 2020). As publicações foram elaboradas pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da FCEE, através da equipe de profissionais do Centro de Educação e Trabalho (CENET), baseadas nas “Diretrizes dos Centros de Atendimento Educacional Especializados em Educação Especial do Estado de Santa Catarina”, e estão disponíveis para download na Biblioteca Virtual da FCEE, na seção “Publicações da FCEE”.

A publicação “Programa de Educação Profissional (PROEP)”, elaborada por Cristiane Amaral Li Bittencourt, Evandro Roberval Arseno, Grazielli Kretzer Fernandes e Márcia Miranda, explica o funcionamento do PROEP, o qual tem como objetivo oferecer à pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências, e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Educação Profissional, como também realizar o encaminhamento e o acompanhamento de pessoas com deficiência (intelectual, mental, sensorial, física, múltipla) no mercado de trabalho. O programa é dividido em quatro etapas: Iniciação para o trabalho (Grupo de iniciação e Grupo de pré-qualificação); Qualificação profissional; Habilitação profissional; e Estágio, contrato de trabalho e colocação no mercado de trabalho.

Já a publicação “Programa de Atividades Laborais (PROAL)”, elaborada por Grazielli Kretzer Fernandes, Irineu Frederico Borges, Luciana Rodrigues de Moura Castellan e Márcia Terezinha Miranda, explica o funcionamento deste programa voltado para o atendimentos de jovens e adultos sem perspectiva de encaminhamento ao mercado de trabalho ou inserção em programas de qualificação profissional e que possuem funcionalidade para desenvolver uma atividade laboral. Seu público-alvo são pessoas com deficiência intelectual, associadas ou não a outras deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). O PROAL também visa contribuir para a promoção da independência dos aprendizes/educandos e a inclusão social.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito