

O uso de próteses oculares é indicado para pessoas que tiveram algum trauma, doença ou nasceram com alguma anomalia que modificou a aparência do globo ocular ou precisaram fazer a retirada total ou parte dele. Um dos principais objetivos das próteses é recuperar o volume orbitário prevenindo o colapso e a deformidade palpebral, preservando a simetria e estética facial, melhorando de forma significativa a autoestima do usuário, além de proteger a cavidade ocular contra possíveis agentes externos.
Segundo explica a optometrista Mariana Mattos, responsável pela Adaptação de Próteses Oculares, a entrega das próteses é realizada em etapas, já que o produto é feito sob medida de acordo com a anatomia da cavidade ocular e a estética do outro olho. Em janeiro deste ano foram feitas as modelagens das próteses que estão sendo entregues neste momento.

Para os pacientes que chegam na FCEE para receberem a prótese ocular, o momento significa o início de uma nova vida. O agricultor Airton Parisi Fontana, de 65 anos e proveniente do município de Treze de Maio, é um destes pacientes. Há cerca de um ano ele perdeu o olho direito em um acidente no trabalho. “Estou tendo muita sorte nos atendimentos, tem sido tudo muito rápido”, destacou Fontana, afirmando que a partir de agora vai voltar a frequentar a Igreja e fazer outros passeios. “Antes eu percebia que as pessoas não me olhavam no olho, e isso me incomodava, eu preferia ficar em casa”, explica.

O Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular é prestado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e pode ser acessado por pessoas que residam no Estado de Santa Catarina, através das Unidades Básicas de Saúde.
Mais informações pelo telefone (48) 3664-4882 ou no site da FCEE na seção Serviços, neste link: http://www.fcee.sc.gov.br/informacoes/servicos-fcee/servico-de-reabilitacao-visual-e-adaptacao-de-protese-ocular-srv