Ao longo do mês de novembro de 2019, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP), realizou oficinas nos municípios de Criciúma e Jaraguá do Sul voltadas para professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede estadual de ensino abordando temas como criação de recursos pedagógicos e construção de acionadores de pressão e mouses adaptados.

Em Criciúma, no dia 4 de novembro, foi realizada a “Oficina de criação de recursos pedagógicos” na sede da Coordenaria Regional da Educação (CRE) do município, reunindo 180 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da região. Ministrado pelas profissionais do CETEP, Simone Marcelino Rodrigues, Camila Meurer Jacob e Luciana Staut Ayres de Souza, o curso teve como objetivo instigar nos profissionais da educação a necessidade de planejar, elaborar e executar recursos pedagógicos direcionados ao desenvolvimento das funções mentais.

Já nos dias 27 e 28 de novembro, Jaraguá do Sul recebeu a “Oficina para a construção de acionadores de pressão e mouses adaptados de baixo custo”, ministrada pelos profissionais do CETEP, Sérgio de Castro e Camila Meurer Jacob, na sede Coordenadoria Regional da Educação (CRE) do município com a participação de 15 professoras e a responsável pela educação especial, Ilza Stock Medina. O curso teve como objetivo oferecer às professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) conhecimento técnico e prático da construção de acionadores de pressão e mouses adaptados de baixo custo, possibilitando o uso principalmente do computador dos educandos que necessitem desses recursos.