Gerente da FCEE Juliana Buratto fala ao microfone em pé no palco junto com a mesa de autoridades na abertura do evento
Com o objetivo de conscientizar a população sobre as políticas públicas relacionadas às pessoas com Síndrome de Down e Autismo, teve início na manhã desta segunda-feira, 19/08, em Campos Novos o 1º Seminário Regional sobre Síndrome de Down - Inclusão: Ninguém Fica para Trás, promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) esteve presente na abertura do seminário, com a Gerente de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados Juliana Buratto, representando também o Governo do Estado, e a Integradora Karla Dias. Cerca de 400 profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social participam do evento, que ocorre até amanhã, 20/08, no Club Aqua Camponovense.

Entre as atividades previstas estavam palestras e debates em torno de temas como os aspectos clínicos e o diagnóstico da Síndrome de Down e autismo; os principais desafios enfrentados pelos professor regente e mediador; e o uso de técnicas de terapia e reabilitação, como Arteterapia e Equoterapia. Um dos focos do encontro, que também será realizado em Araranguá e Chapecó, nos dias 11 e 25 de outubro, respectivamente, é ainda o de fomentar a criação de novas associações voltadas às pessoas com deficiência.