TRADUÇÃO LIBRAS O presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rubens Feijó, e a assistente técnica e coordenadora geral da Comissão Organizadora, Juliana Buratto, foram recebidos na manhã desta terça-feira (28/05) pelo presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), deputado Júlio Garcia, para apresentar a proposta de realização da I Conferência Estadual em Deficiência Visual – Pessoas Cegas e Baixa Visão, a ser realizada no segundo semestre deste ano com o objetivo de reunir os vários segmentos da sociedade civil organizada para elaborar e avaliar as políticas públicas do tema escolhido. Também participou do encontro a coordenadora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, Janice Krasniak.

As Conferências Estaduais sobre temáticas importantes na área de Educação Especial são a principal proposta da atual gestão da FCEE, com a proposição de dar voz e voto aos vários segmentos sociais, avaliar o andamento das Políticas Públicas, definir princípios e diretrizes das Políticas Setoriais, debater e liberar sobre o funcionamento dos Conselhos, as formas de participação, a representatividade e composição, como também suas atribuições.

A proposta das Conferências é criar um espaço democrático aberto pelo poder público e articulado com a sociedade para que todos possam participar na elaboração e avaliação de políticas públicas, sempre vinculada a um Conselho de Política Pública ou um tema que esteja em debate na sociedade.

A temática da Deficiência Visual – Pessoas Cegas e Baixa Visão irá abrir a série de conferências previstas pela FCEE com o objetivo de reunir cercar de 200 delegados de todo o Estado, representando pessoas com deficiência visual, Conselhos Municipais das Pessoas com Deficiência de Santa Catarina, Associações e Comissões Legislativas.

A programação do evento, que ainda está em construção, deverá incluir plenárias e oficinas em torno de seis eixos temáticos: Prevenção e Saúde; Políticas Públicas; Inclusão Social e Trabalho; Educação e Tecnologia; e Financiamento, Parcerias e Projetos.