Posam para foto presidente Rubens Feijó, educando Ilário Ferrarezi, vice-governadora Daniela Reinher e servidora Lenir Matos
TRADUÇÃO LIBRAS Nesta segunda-feira, 6 de maio, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) celebrou seus 51 anos de criação com dois eventos realizados no seu campus, em São José. A vice-governadora do Estado, Daniela Reinehr, prestigiou as celebrações no turno da tarde no auditório da FCEE, ao lado do presidente Rubens Feijó, tendo participado da entrega das medalhas especiais à servidora com mais tempo de serviço na instituição, Lenir Bernadete Ventura de Matos, que está há 40 anos na FCEE, e ao educando mais idoso em atendimento, Ilário Ponci Ferrarezi, que está com 70 anos de idade e frequenta a Fundação desde 1983. O evento também incluiu uma homenagem da pedagoga e musicista Juliana Buratto, que interpretou a música “Imagine”, de John Lennon, no piano; um momento devocional realizado pelo pastor Jonas da Silva e o encerramento com uma apresentação do Coral Infantil do Instituto Estadual de Educação Vozes do Amanhã, sob a regência de Amanda Vieira Nunes.

Veja mais fotos na Galeria de Fotos do evento

Em seu discurso, a vice-governadora destacou o pioneirismo do Estado de Santa Catarina ao criar a FCEE em 1968, ressaltando a importância da história desta instituição na luta pelo “respeito ao direito à educação das pessoas com necessidades e capacidades especiais”. Daniela também lembrou os benefícios da inclusão escolar, que permite uma “grande superação para os alunos com deficiência” além de ser benéfico também para os alunos típicos. “É uma honra estar em um Estado onde a Educação Especial é prioridade”, concluiu a vice-governadora.

Já o presidente da FCEE ressaltou em seu discurso a importância dos homenageados especiais do evento para a história de inclusão promovida pela instituição nestes 51 anos de existência. Feijó também apresentou a atual equipe gestora da Fundação e os principais projetos em andamento para 2019, destacando o apoio da vice-governadora nestes projetos. O presidente destacou que a FCEE possui atualmente 217 instituições especializadas conveniadas, que incluem APAEs e demais congêneres, abrangendo 189 municípios catarinenses e beneficiando diretamente cerca de 21.400 educandos em todo o Estado, através dos repasses em recursos financeiros e da cedência de professores.

Também participaram do evento, além dos educandos, familiares e servidores da FCEE, o Coordenador Regional de Educação da Grande Florianópolis, Vitor Balthazar, representando a Secretaria de Estado da Educação; a coordenadora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Janice Krasniak; o diretor da Federação das APAEs do Estado de Santa Catarina, Júlio César de Aguiar; a presidente da Associação de Pais e Educandos da FCEE, Vera Lúcia Machado; e a presidente da Associação de Servidores da FCEE, Elizete Costa Vieira.

Evento matutino

Banda do Exército executa músicas cerca por servidores, educandos e familiares

Já no turno da manhã, a Banda da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército encantou servidores, educandos e gestores com uma apresentação que incluiu a execução do Hino Nacional, Parabéns para Você e diversas outras músicas que divertiram o público, sob a regência do subtenente Marcos Antônio Caldas.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito