Professoras participando do curso sobre AEE de Altas Habilidades/Superdotação
TRADUÇÃO LIBRAS A Fundação Catarinense de Educação Especial, através do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), realizou entre os dias 4 e 5 de abril (quinta e sexta-feira), o curso “Atendimento Educacional Especializado para Altas Habilidades/Superdotação (AEE – AH/SD)”, direcionado para profissionais das 17 Gerências Regionais de Educação do Estado de Santa Catarina (GERED) que já implantaram polos AEE AH/SD.

Na abertura do curso, no período matutino, estiveram presentes a coordenadora do NAAH/S, Andréia Panchiniak; a Integradora de Educação Especial da FCEE, Karla Simone Martins Dias; e representando a Secretaria de Estado da Educação, Ellen; além das profissionais do NAAH/S que ministraram a formação.

A capacitação, organizada pela Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE), teve como objetivo central apresentar estratégias de identificação de estudantes com suspeitas de AH/SD, apresentar instrumentos para avaliação desses estudantes e contextualizar estes alunos no contexto da Educação Inclusiva, entre outros assuntos.

O curso é dividido em cinco oficinas que trabalham áreas específicas em que alunos com AH/SD podem demonstrar interesse: Artes Plásticas/Visuais; Leitura e Produção Textual; Atividades Exploratórias; Robótica Educacional; e Lógica e Matemática. Os professores são capacitados sobre todas essas áreas para que possam atender alunos com AH/SD que tenham diferentes interesses, estimulando-os para se aprofundarem em determinado assunto.