TRADUÇÃO LIBRAS Teve início esta semana no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) o curso “Noções básicas sobre neurodesenvolvimento e estimulação cognitiva voltado à educação infantil”, destinado a professores da Educação Infantil do município de São José e parte de um projeto piloto que visa capacitar profissionais que atuam com crianças na faixa etária de zero a seis anos para realizarem prevenção primária e secundária através do conhecimento de noções básicas de desenvolvimento cognitivo e seu funcionamento.

“O estudo da neurociência contribui muito para a compreensão do funcionamento do sistema nervoso e, consequentemente, de como se dá a aprendizagem. Esta faixa etária de zero a seis anos é de extrema importância para o futuro da criança, sendo necessária uma atenção mais especializada”, explica a professora Solange Kretschmann, do Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER) da FCEE e uma das idealizadoras do projeto, junto com Maria Gizeli da Silva e Lúcia de Castro Pasquini.

O curso, promovido pela Gerência de Articulação, Capacitação e Extensão (GECAE) e coordenado pelo CENER, teve início nesta terça-feira (02/04) com uma edição matutina e outra vespertina. Ministrado pelas professoras Solange Kretschmann e Lúcia Pasquini, o curso será realizado em três módulos, totalizando 9 horas presenciais e 1 hora com atividade a distância, com os cerca de 500 professores dos Centros de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de São José divididos em grupos matutinos e vespertinos. Os encontros ocorrem ao longo deste primeiro semestre de 2019, sempre às terças e quintas-feiras.

O principal objetivo do curso é capacitar os profissionais para que possam verificar possíveis atrasos no desenvolvimento global das crianças (prevenção primária), assim como estimular as funções cognitivas de crianças que evidenciam atrasos, respeitando seus ritmos de aprendizagem (prevenção secundária).

O curso foi dividido nos seguintes módulos:
1º Módulo: Noções básicas sobre neurodesenvolvimento, estrutura do cérebro e seus funcionamento; Funções cognitivas: sensação (1º parte) – sistema vestibular e proprioceptivo;
2º Módulo: Funções cognitivas: sensação, atenção e percepção; Instrumento de acompanhamento do desenvolvimento infantil: Guia Portage de Educação Pré-escolar;
3º Módulo: Funções cognitivas: memória, linguagem e funções executivas; Sugestões de critérios para a elaboração de relatório descritivo.