Padre Maneca, da Orionópolis Catarinense, ao lado de Rubens Feijó, presidente da FCEE
TRADUÇÃO LIBRAS Mais de 70 representantes de instituições especializadas em educação especial, entre APAEs e congêneres, estiveram presentes na tarde desta quinta-feira (07/03) no auditório da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) para a cerimônia de assinatura dos convênios técnico-pedagógicos de cedência de professores e Fundo Social referentes ao ano letivo de 2019. No total, cerca de nove regiões do Estado estiveram representadas: Grande Florianópolis, Itajaí, Tubarão, Rio do Sul, Blumenau, Araranguá, Joinville, Mafra e Lages. Na ocasião, o presidente da Orionópolis Catarinense, Padre Maneca, de São José, foi homenageado pelo presidente da FCEE, Rubens Feijó, ao receber um exemplar do Livro Ouro “FCEE 50 Anos - Uma história de inclusão: 1968-2018”, que conta a história da instituição da sua criação até os dias atuais.

A cerimônia ocorreu às 14h no Auditório da FCEE e também contou com a presença da presidente da Federação das APAEs do Estado de Santa Catarina (Feapaes-SC), Lorena Starke Schmidt, representantes das instituições especializadas além dos Gerentes Regionais de Blumenau de Educação, Bettina Vieira Gonçalves, e Administração e Finanças, Eliomar Russi; do Gerente de Administração e Finanças de Araranguá, Élison de Maceda; e a Gerente Regional de Educação de Joinville, Sônia Paiol.

O Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Educação Especial, possui convênios com cerca de 220 instituições especializadas em educação especial, entre APAEs e congêneres, que beneficiam cerca de 20 mil alunos com necessidades educativas especiais. Os convênios preveem a transferência de recursos do Fundo Social e a cedência de professores ou repasses financeiros visando estabelecer condições adequadas para a manutenção das atividades contínuas e desenvolvimento pedagógico destes alunos.