Presidente da FCEE, prof. Pedro de Souza, discursando no evento
TRADUÇÃO LIBRAS Cerca de 200 pessoas, representando mais de 60 instituições especializadas em educação especial do Oeste de Santa Catarina, participaram nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, em Chapecó, da capacitação sobre “Repasses e Prestações de Contas 2019”, promovida pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em parceria com a Federação das APAEs de Santa Catarina (Feapaes-SC), e com apoio das Gerências Regionais de Educação e de Finanças de Chapecó, da APAE de Chapecó e do Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick de Chapecó (CAPP). No mesmo dia também ocorreu a cerimônia de assinatura dos convênios técnico-pedagógicos entre a FCEE e as instituições, abrangendo os convênios de Fundo Social, pecúnia e cedência de professores.

A cerimônia de assinatura dos convênios entre a FCEE e as instituições especializadas em educação especial de cerca de 60 municípios do Oeste do Estado ocorreu no turno da manhã na sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Chapecó e contou com a presença do presidente da FCEE, prof. Pedro de Souza, representantes das ADRs de São Miguel do Oeste, Maravilha, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba, Campos Novos e Videira, além dos representantes das instituições.

No turno da tarde, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó, ocorreu a capacitação “Nova Operacionalização para Repasses e Prestações de Contas 2019”, ministrada pelo contador da Fazenda Estadual, Dielis Heder Fiorentini, com o objetivo de discutir e apresentar as modificações decorrentes com a desativação das estruturas das ADRs no Estado de Santa Catarina. O curso contou com a presença de representantes de APAEs e congêneres da região Oeste do Estado, além de servidores responsáveis pelas prestações de contas das Gerências Regionais de Educação, das ADRs e da própria FCEE.

Também estavam presentes na capacitação além do presidente da FCEE, o vice-presidente da Feapaes-SC, Ricardo Stanguerlin, a Gerente Regional de Educação de Chapecó, Janice Scussiato de Oliveira, a Gerente Regional de Administração Financeira de Chapecó, Marlei Mesa Pereira, o presidente da APAE de Chapecó, Leandro Ugolini, a diretora geral do CAPP Chapecó, Vera Maria da Rosa, e o consultor jurídico da FCEE, Gustavo Hallack.

O Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Educação Especial, possui convênios com cerca de 220 instituições especializadas em educação especial, entre APAEs e congêneres, que beneficiam mais de 21 mil alunos com necessidades educativas especiais. Os convênios preveem a transferência de recursos do Fundo Social e a cedência de professores ou repasses financeiros visando estabelecer condições adequadas para a manutenção das atividades contínuas e desenvolvimento pedagógico destes alunos.