

Segundo Maria Stela Sumienski, integradora de educação especial da GECAE, “as assessorias são um investimento, pois elas vêm atuar diretamente em questões metodológicas e de intervenção, capacitando conhecimento da área da educação especial, possibilitando a integração da equipe de cada centro e permitindo discussões multidisciplinares.” Além disso, os assessores realizam diagnósticos, analisando os trabalhos feitos pelos Centros de Atendimento, e sugerem propostas para melhorar a eficiência do atendimento, assim como manter o que já vem funcionando.
No evento, foram abordados os seguintes temas:
- Avaliação Diagnóstica Multiprofissional no Transtorno do Espectro Autista (TEA), assessoria de Gabriel Brito e apresentado pelo Centro de Avaliação e Encaminhamento (CENAE);
- Treinamento para avaliação de protocolos, assessoria de Patrícia Kuriki e apresentado pelo CENAE;
- Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), assessoria de Hosana Alves Gonçalves e apresentado pelo CENAE;
- Currículo Funcional Natural (CFN), assessoria de Maria Nilza Éckel e apresentado pelo Centro de Educação e Vivência (CEVI);
- Uso de leitores de telas para plataforma Linux, assessoria de Marcos Antonio Schllosser e apresentado pelo Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas Deficientes Visuais (CAP);
- Avaliação de desempenho no trabalho, assessoria de Cristina Abranches e apresentado por Centro de Educação e Trabalho (CENET);
- Adequação postural, assessoria de Alexandra Emy Otsu e apresentado pelo Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP);
- Indicadores de Risco para Desenvolvimento Infantil (IRDI), assessoria de Maria Eugênia Pesaro e apresentado pelo Centro de Reabilitação Ana Maria Phillipi (CENER);
- Comunicação Alternativa, assessoria de Carolina Schirmer Rizzotto e apresentado pelo CENER;
- Surdocegueira, assessoria de Rita de Cássia Silveira Cambruzzi e apresentado pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e do Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).