

Inicialmente os profissionais foram orientados a respeito das aplicações do Currículo Funcional Natural (CFN) nas atividades artísticas, refletindo e buscando aumentar o olhar para a implementação de dinâmicas que possibilitem a ampliação da autonomia e independência, pilares na aplicação do CFN.
Na segunda parte do evento foram realizadas oficinas dentro das salas de Artes do CEVI, onde os inscritos puderam experimentar técnicas e práticas dinâmicas para a aplicação em sala de aula. Além disso, os participantes puderam conhecer um pouco das atividades e projetos que são desenvolvidos pelas docentes do Workshop, assim como a organização do espaço de sala e materiais utilizados.

A docente Marilene Lisboa destacou que houve "bastante interesse por parte dos participantes durante as oficinas, com troca de informações e conhecimentos". "Por se tratar da primeira edição do curso, estávamos cheias de expectativas e acredito que conseguimos promover a troca de experiências e objetivar novos trabalhos através da arte", afirmou.
Já a arte-educadora Lucélia Nunes reiterou a importância de refletir sobre a prática artística. "Estamos ganhando espaço para refletir sobre nossa prática e é necessário enfatizar a importância que a arte exerce na vida das pessoas, sejam elas com deficiência ou não, e que, de forma criativa, colabora para o desenvolvimento humano e a visibilidade social das pessoas que frequentam a FCEE e as instituições especializadas", afirmou.
As duas profissionais também afirmaram que já estão programando novas intervenções nas práticas de Artes atreladas ao CFN para 2019, através de oficinas e assessorias voltadas para os serviços de educação especial prestados às pessoas com Deficiência Intelectual, Deficiência Múltipla e Autismo.