Na imagem, o Presidente da FCEE, professor Pedro de Souza, junto da equipe gestora da Fundação no auditório da Univali.
OBS. Esta matéria faz parte das notícias que ocorreram durante o período eleitoral em que o site não estava sendo atualizado conforme instrução da Secretaria do Estado da Comunicação. Para mais informações, acesse este link.

TRADUÇÃO LIBRAS A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Educação e Vivência (CEVI), promoveu no dia 4 de setembro o Encontro Regional de Deficiência Intelectual e Envelhecimento: um novo olhar, no auditório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí.

O encontro teve como objetivo abrir um espaço de debate sobre a temática de envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual e dos familiares/cuidadores com enfoque nas práticas pedagógicas e de cuidado; qualificando os profissionais que atuam na perspectiva do envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual (DI) nos Centros de Atendimentos Especializados em Educação Especial (CAESPs) conveniados a FCEE e demais dispositivos da rede de Saúde e Assistência Social.

Estavam presentes na abertura do evento o reitor da Univali de Itajaí, professor Valdir Cechinel Filho; a diretora da Escola de Ciências da Saúde da Univali, Luciane Angela Nottar Nesello; a presidente da Federação das APAEs de Santa Catarina (FEAPAES-SC), Lorena Schmidt; e a gerente regional de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Itajaí, Cleonice Berejuk, o Presidente da FCEE, professor Pedro de Souza; o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Waldemar Carlos Pinheiro; a coordenadora do Centro de Educação e Vivência da FCEE, Juliana Copetti; e a presidente da Associação de Pais e Educandos da FCEE, Vera Lúcia Machado.

O reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, reforçou a importância do encontro. "Este evento reafirma a condição da Universidade como ambiente privilegiado de discussão e partilha de saberes científicos e experiências necessários para sedimentar avanços. Afinal, todo conhecimento deve estar sempre a serviço da vida", afirmou.

O Presidente da FCEE, professor Pedro de Souza, destacou a importância das parcerias com as Universidades e sobre a importância da participação da família na Educação como um todo, principalmente na Educação Especial. "A FCEE está protagonizando um movimento no sentido de qualificar e criar estrutura no atendimento das pessoas em processo do envelhecimento, não somente para as pessoas com deficiência, mas sim para todas as pessoas", afirmou.

Neste mesmo dia, também foram entregues exemplares do Livro Ouro "FCEE 50 anos - construindo uma História de Inclusão”, para todas as Instituições Especializadas pertencentes à ADR de Itajaí (APAE de Itajaí, Camboriú, Navegantes, Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Porto Belo/Bombinhas, Penha, Itapema, Instituição Vovó Biquinha, SAPS, ADVIR e Pássaros de Luz).

Na ocasião também ocorreu uma divulgação do livro “Envelhecer com Deficiência Intelectual: aspectos básicos sobre o cuidado e o acesso aos direitos” organizado e publicado pela FCEE em 2017, capitalizando ações e princípios importantes para a redução da sobrecarga do cuidado e ao pleno exercício de direitos. O livro pode ser baixado em nossa Biblioteca Virtual.

Presidente da FCEE, professor Pedro de Souza, falando perante ao público no auditório da Univali.

Entrega de livro para representantess da ADR de Itajaí. Presidente da FCEE, professor Pedro de Souza, e equipe gestora marcaram presença.
Entrega do livro FCEE 50 Anos para alunos e professores da ADVIR
(Com informações da assessoria de imprensa da Univali de Itajaí)