Imagem de professores tendo aula pelos computadores
TRADUÇÃO LIBRAS A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promoveu gratuitamente nos dias 11 e 15 de junho o Curso Básico de Autodescrição, ministrado pela pedagoga do Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) da FCEE, Tamara Casarin, com a participação de outros profissionais da equipe do CAP. O evento reuniu cerca de 20 pessoas, entre professores de educação especial, jornalistas e produtores culturais.

Com carga horária de 30 horas e o objetivo de capacitar profissionais para realizar audiodescrição nos mais variados contextos, o curso abordou temas como princípios básicos da audiodescrição; orientações práticas para o trabalho; aplicações e prática; audiodescrição de figuras estáticas, vídeos, eventos culturais e no contexto educacional; além de audiodescrição ao vivo e gravada na web.

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia a compreensão e a participação das pessoas com deficiência visual que consiste na tradução das imagens em palavras, por meio de uma descrição objetiva, que em conjunto com as falas originais, permite a compreensão integral do conteúdo. A audiodescrição é muito utilizada nos meios de comunicação visual, como vídeos, televisão, cinema, teatro, entre outros.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito