Presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial reunido com os presidentes das APAES de Araranguá
TRADUÇÃO LIBRAS O presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Joaquim Coelho Lemos, participou, junto ao secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, nesta quinta-feira (07/06) da cerimônia de assinatura dos termos de renovação dos convênios técnicos-pedagógicos com as 12 APAEs dos municípios de abrangência da ADR.

A assinatura garante a cedência de 233 professores do quadro do magistério da FCEE e admitidos em caráter temporário (ACTs) para exercerem atividades nas Escolas Especiais da Regional de Araranguá, que juntas atendem 884 alunos. Os professores, cedidos e remunerados pelo Governo do Estado, são disponibilizados de acordo com o número de alunos atendidos por cada Apae. “Este é um importante convênio firmado com nossas instituições. Na verdade, graças a ele nossas Apaes funcionam, porque sozinhos não teríamos condições de contratar os profissionais”, agradeceu a presidente da Apae de Praia Grande, Lúcia Preto, instituição que atende 62 alunos.
Participaram da solenidade os presidentes das APAEs de Araranguá, Jacinto Machado, Praia Grande, Timbé do Sul, Meleiro, Balneário Arroio do Silva, Turvo, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Passo de Torres e Maracajá, além da Gerente de Administração, Finanças e Contabilidade da FCEE, Dienefer Leopoldo, da Gerente Regional de Educação de Araranguá, Celina Hobold da Rosa, e da Integradora de Educação Especial da 21º Gerência Regional da Educação (Gered), Luciana Baltazar Pereira.

O secretário executivo da ADR de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, parabenizou o trabalho das APAES da região e salientou a importância dos investimentos do Governo do Estado com o Setor de Educação Especial.

O presidente da FCEE, Joaquim Coelho Lemos, ressaltou que Santa Catarina é o estado mais inclusivo do país. “Temos um grande diferencial, graças à união de esforços. O Governo do Estado dá um suporte disponibilizando recursos, cedendo os profissionais, promovendo capacitação e assessoria e as Apaes realizando este extraordinário trabalho, com muito amor, competência e credibilidade”, concluiu.

(Com informações da assessoria de imprensa da ADR de Araranguá)