Homenageados no evento cortam o bolo fictício dos 50 anos
TRADUÇÃO LIBRAS Uma grande celebração que reuniu centenas de pessoas no Ginásio Nadir Morelli no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ocorreu nesta quinta-feira, dia 3 de maio, comemorando os 50 anos de existência da instituição. Além de servidores e educandos da FCEE, também estavam presentes muitos ex-servidores e convidados especiais, como o ex-diretor técnico da FCEE e um dos fundadores, Dr. Álvaro José de Oliveira, e os ex-presidentes Salésio Manoel Bastos e Aldo Brito, além do presidente Joaquim Coelho Lemos, o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão Pedro de Souza e demais gestores da instituição. Confira a Galeria de Imagens do evento.

Leia tambémCelebrações dos 50 anos marcam mês de maio na FCEE

Comandada pelo jornalista Mario Motta, que iniciou a cerimônia ressaltando a importância do pioneirismo da FCEE em coordenar e executar políticas de educação especial no Brasil, a celebração contou com diversas apresentações especiais. A pedagoga e musicista da FCEE, Juliana Buratto, interpretou a música “Trem Bala” da cantora Ana Vilela, enquanto as educandas do Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE junto a servidores e dançarinos convidados, em trajes de gala, dançaram ao som da música “Emoções” de Roberto Carlos seguidos por uma apresentação dos educandos do Grupo de Capoeira da FCEE, coordenados pelo professor Fernando Bueno. O evento também contou com a participação especial da Banda de Música da Base Aérea de Florianópolis, sob regência do maestro 1º Sargento Mesquita.

Entre as autoridades presentes no evento também estavam o deputado federal Edinho Bez, a secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Educação, Romana Remor, o conselheiro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC) Raimundo Zumblick, a Coordenadora Regional de Educação da Grande Florianópolis, Elizete Soares Geraldi, o Comandante do Regimento da Polícia Militar Montada, tenente-coronel Marcos José Besen, a presidente da Federação das APAES de Santa Catarina (FEAPAES-SC), Lorena Starke, além de representantes de instituições conveniadas com a FCEE, como as APAEs de Brusque, Florianópolis e Santo Amaro da Imperatriz além da Orionópolis Catarinense e Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC).

Em um breve pronunciamento, o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Pedro de Souza, destacou a relevância histórica da Fundação, relembrando quando o grupo liderado pelo Dr. Álvaro José de Oliveira convenceu, em 1968, o governador da época, Ivo Silveira, a criar a FCEE.

Já o ex-diretor técnico da FCEE, Dr. Álvaro José de Oliveira, iniciou seu discurso salientando que nunca imaginou que estaria celebrando os 50 anos da instituição. “A FCEE construiu a inclusão ao longo da sua história”, afirmou, destacando o papel de educador especial realizado por todos os profissionais atuantes na FCEE no passado e na atualidade.

Para o presidente Joaquim Coelho Lemos, “as fronteiras da FCEE não se limitam ao perímetro do campus, mas se entendem por toda Santa Catarina”, afirmou, ressaltando a importância da parceria com a Federação das APAES.

A celebração contou com um momento de homenagens especiais a pessoas e instituições que tiveram especial importância nos 50 anos da história da FCEE. Foram homenageados a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Brusque, por ter sido a primeira APAE criada no estado, representando todas as APAEs de Santa Catariana; a Sociedade de Surdos de São José (SSSJ), homenageada pela sua contribuição na implantação da política de educação de surdos no estado; a ex-servidora Ione Machado por suas contribuições na área de educação de surdos, tendo sido a primeira intérprete oficial de LIBRAS da instituição; Maria Nilza Éckel por suas contribuições na área de educação profissional e na política de educação especial; Sonia Terezinha Serpa de Oliveira pela sua atuação no atendimento descentralizado desenvolvido como integradora de educação especial no estado; e Renata Abraham Peixoto por ser a educanda com mais tempo de atendimento na FCEE.

A própria FCEE também foi homenageada no evento pela FEAPAES-SC, através de um troféu entregue pela presidente Lorena Starke ao presidente da FCEE e uma placa comemorativa homenageando todos os servidores da FCEE recebida pelo servidor Dirço Barreto da Silva.

No encerramento, após o “Parabéns” executado pela Banda da Base Aérea, houve distribuição para todos os presentes do já tradicional bolo de aniversário da FCEE, confeccionado pelo instrutor do Grupo de Pré-Qualificação em Gastronomia do CENET, Evandro Arseno.