Representantes da FCEE e artistas posam para foto
Ocorreu nesta terça-feira, dia 31/10, no Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Souza, no centro de Florianópolis, a abertura da exposição “Lendo e Relendo Cruz e Souza”, com obras de alunos do Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Oito painéis com pinturas que ilustram poemas do poeta simbolista Cruz e Souza compõe a mostra, idealizada pela professora Vânia Matos, responsável pela Oficina de Artes Plásticas e Visuais do NAAH/S. A cerimônia de abertura contou também com a parceria dos usuários da pré-qualificação em Gastronomia do Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE, que foram responsáveis pelo coquetel servido aos convidados.

Os artistas, Luciane Kroll e Rafael Martins, autores das obras, estiveram presentes na abertura da exposição, que contou com a presença de diversos convidados, entre eles o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rodolfo Pinto da Luz; o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Prof. Pedro de Souza; os gerentes da FCEE de Capacitação e Extensão, Fernanda Ávila, e de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados, Waldemar Pinheiro; os usuários da pré-qualificação em Gastronomia do CENET/FCEE e o professor responsável, Evandro Arseno.

A exposição, que tem entrada gratuita e fica em cartaz até janeiro de 2018, abre oficialmente as celebrações do Museu Histórico de Santa Catarina pelos 156 anos de nascimento do poeta simbolista catarinense. Outras ações que dialogam com a vida e obra de Cruz e Souza também farão parte das celebrações.

Esta é a terceira edição desta exposição, que já esteve em cartaz em 2015 no Hall da Biblioteca Pública de Santa Catarina e em 2016 no Hall do Centro de Eventos Pedro Ivo Campos, ambos em Florianópolis.

O projeto “Lendo e Relendo Cruz e Souza” busca discutir a invisibilidade social, conceito criado para designar as pessoas que ficam invisíveis socialmente, seja por preconceito ou indiferença. O fenômeno também ocorre com pessoas ilustres que emprestam seus nomes a prédios e monumentos famosos distribuídos pela cidade.

Cruz e Sousa foi escolhido com o intuito de fomentar sua visibilidade através da exposição. Grande poeta, João da Cruz e Sousa foi um dos precursores do Simbolismo no Brasil. Recebeu a alcunha de Dante Negro ou Cisne Negro. Nasceu em Nossa senhora do Desterro (24 de novembro de 1861) e faleceu em Minas Gerais (19 de março de 1898). Hoje, empresta seu nome ao Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa, onde estão depositados seus restos mortais.

O NAAH/S é o centro de atendimento especializado da FCEE que dirige suas ações aos alunos matriculados na rede regular de ensino que tenham indicativo de altas habilidades/superdotação. Entre as cinco oficinas de enriquecimento oferecidas está a Oficina de Artes Plásticas e Visuais, que vem promovendo, estimulando, oportunizando experiências e seus desdobramentos relacionados aos conteúdos e práticas inerentes às Artes Visuais.

Serviço:

Comemoração dos 156 anos do Poeta Cruz e Sousa – Museu Histórico de Santa Catarina

Exposição “Lendo e Relendo Cruz e Sousa”

Período de visitação: de 31/10/2017 a 28/01/2018

Horário: de terça a sexta das 10h às 18h e aos sábados e domingos das 10 às 16h

Local: Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa

Rua Tenente Silveira, 60 - Centro/ Florianópolis

Entrada Gratuita

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito