Transcritora de Braille em atuação na FCEE
TRADUÇÃO LIBRASCom o objetivo de capacitar professores e equipes pedagógicas, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promove, no próximo dia 13 de junho, o I Seminário Catarinense de Baixa Visão. O evento ocorre das 9h às 17h no Auditório da instituição, em São José, e contará com diversas palestras ministradas por profissionais da FCEE sobre temas como “Aspectos Patológicos da Baixa Visão” e “Baixa visão e suas tecnologias”. As inscrições são gratuitas e estão abertas até sexta-feira, dia 9 de junho, pelo site da FCEE, neste link.

Na abertura do evento, que integra as comemorações do Ano do Cinqüentenário da FCEE, a servidora aposentada Edinéia Linhares Jaeger, representando todos os servidores da FCEE atuantes na área de deficiência visual, receberá uma homenagem de agradecimento pelos anos dedicados ao trabalho em prol da educação especial em Santa Catarina. Com mais de 30 de serviços prestados, Edinéia era professora e atuou na maior parte da sua carreira na área da reabilitação visual.

Segundo o Coordenador do Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), Marcelo Lofi, o Seminário vem cobrir a demanda de um atendimento com várias especificidades. “Quando se trata de baixa visão, é preciso aprender a lidar com o quê a pessoa enxerga, então existem muitas singularidades em cada aluno”, explica Lofi.

O CAP é o Centro de Atendimento da FCEE responsável por produzir conhecimento, capacitar profissionais, assessorar os serviços, analisar processos de implantação de serviços especializados e acompanhar os usuários na área de deficiência visual. Entre os trabalhos realizados pelo CAP, está a produção de livros didáticos acessíveis (braille e livro digital falado) para escolas públicas de Santa Catarina.

Programação

O evento começa às 9h, com a palestra “Noções sobre aspectos psicológicos e sociais da baixa visão”, da professora Mariana da Silva Livramento, seguida pela apresentação de Mariana Mattos Mondadori sobre “Aspectos Patológicos da Baixa Visão”. A parte da manhã termina com “Orientação e Mobilidade”, palestra ministrada pelo professor Eduardo Carneiro Schutz. Na parte da tarde, a professora Maria Helena da Silva apresenta a “Avaliação funcional e reabilitação de pessoas com baixa visão”, seguida pelo professor Luis Fernando Ferreira de Araújo que abordará o tema “Baixa Visão e suas Tecnologias”.

Mais detalhes sobre o evento podem ser conferidos no Edital neste link.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito