Abertura do Seminário sobre Empregabilidade de Pessoas com Deficiência
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou nesta quinta-feira, 4 de maio, o “II Seminário Catarinense de Formação Profissional e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência: Nos caminhos da inclusão”. Com o objetivo de reunir instituições de atendimento especializado e de formação profissional, órgãos de assistência social, órgãos reguladores e meio empresarial para discutir ações que garantam à pessoa com deficiência o acesso à formação profissional e ao mercado de trabalho, o evento reuniu dezenas de pessoas no Auditório da FCEE e contou com palestrantes convidados do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da APAE de Itajaí e de empresas da Grande Florianópolis. No encerramento do evento também foi apresentado um vídeo sobre a história da FCEE, marcando o lançamento do ano de preparação para as comemorações do cinquentenário da instituição, a ser celebrado em maio de 2018.

A abertura do II Seminário Catarinense de Formação Profissional e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência: Nos caminhos da inclusão contou com a presença do presidente da FCEE, Eliton Verardi Dutra, do Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Pedro Souza, e da coordenadora do CENET, Kátia Regina Ladewig. A primeira palestra foi realizada pela docente Kelly Cristina Cabral, que abordou o tema “Pessoa com deficiência, trabalho e a legislação vigente”, seguida pela psicóloga da FCEE Sandra De Bem Stefanis, que falou sobre “Sem inclusão, eu não seria o que sou”.

No período vespertino o evento continuou com a apresentação da Juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT - 12ª Região), Ângela Maria Konrath, com o tema “Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho: Atuação do Tribunal Regional do Trabalho”. Na sequencia os assistentes sociais da FCEE, Irineu Borges e Cristiane Bittencourt, apresentaram a pesquisa realizada pelo CENET/FCEE “Perfil das pessoas com deficiência e reabilitados da Previdência Social, ocupantes dos postos de trabalho no Estado de Santa Catarina entre os anos de 2012 e 2014”, seguidos pela palestra da psicóloga da FCEE Giovana Marchi Flores sobre o tema “Inclusão da pessoa com autismo no mercado de trabalho”. As profissionais da APAE de Itajaí, Carlize Dias Batista e Mônica Marochi, apresentaram o Programa CAPACIT - Centro de Apoio Profissional, Acompanhamento e Inclusão no Mercado de Trabalho, enquanto que o coordenador de Gente e Gestão da JBS Foods, Paulo Silva da Silva, falou sobre o processo de inclusão de profissionais com deficiência na sede da JBS de São José.

O evento também contou com um coquetel de encerramento produzido pelos usuários do Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE participantes do Grupo de Pré-qualificação em Gastronomia, voltado para qualificação profissional de pessoas com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências e/ou transtorno do espectro autista (TEA).

O acesso das pessoas com deficiência ao mundo do trabalho é um dos direitos fundamentais, em âmbito nacional e internacional, assegurado por legislação específica. A FCEE, referência em estudos, pesquisas e tecnologias na área de educação especial, promove a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho desde 1981 por meio de um dos seus centros de atendimento, o Centro de Educação e Trabalho (CENET), que promove atividades tanto na área de qualificação profissional quanto de colocação no mercado de trabalho. O Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho, coordenado pelo CENET, promoveu, entre 2012 e 2016, a contratação de 520 pessoas com deficiência por empresas da Grande Florianópolis.