Encontro de Altas Habilidades em Rio do Sul
O I Encontro Regional Sobre Altas Habilidades/ Superdotação de Rio do Sul foi realizado nesta quarta-feira, 26 de abril, no Parque Norberto Frahm, em Rio do Sul. Promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do seu Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (Naah/s), com apoio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Rio do Sul, o evento foi voltado para professores, assistentes técnicos e gestores educacionais da ADR de Rio do Sul e gestores educacionais dos municípios que compõe essa ADR.

Com o objetivo de capacitar os professores e demais profissionais da educação envolvidos na implantação e no atendimento nesses serviços, o Encontro também dá continuidade ao processo de expansão e descentralização dos serviços de avaliação e atendimento dos alunos com Altas habilidades/Superdotação no Estado de Santa Catarina, promovido pela FCEE desde 2015.

Com 6 horas de duração, o Encontro abordou os temas “Altas habilidades/Superdotação na Educação Especial”, “Características das AH/SD e mitos presentes nessa temática”, “Identificação de alunos com AH/SD”, “Modelos de Atendimento” e “Diretrizes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades/Superdotação”. Participaram do evento o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza, e as profissionais ministrantes do curso, a coordenadora do NAAH/S da FCEE, Andréia Panchiniak, e a pedagoga Sandra Duarte Hottersbach.

O diretor da DEPE, Pedro de Souza, salientou que além de aspectos didáticos, também foram discutidos assuntos correlatos à educação especial, como a desmistificação de crenças equivocadas acerca das altas habilidades/superdotação. Segundo ele, calcula-se que existam 40 mil educandos com altas habilidades/superdotação no Estado de Santa Catarina. “É evidente a necessidade urgente de unir esforços para promover meios e instrumentos para identificar este público e implantar o atendimento educacional especializado”, destacou o diretor.

A gerente regional de Educação de Rio do Sul, Kátia Brasil, afirmou que a interação entre as Gerências de Educação e a Fundação Catarinense de Educação Especial é fundamental para difundir as ações em prol dos alunos com superdotação. “Nosso Estado é pioneiro nestas ações que buscam resgatar indivíduos com altas habilidades, com ganhos para eles próprios, suas famílias e a sociedade”, afirmou a professora.

(Com Assessoria de Comunicação da ADR de Rio do Sul)