Professores assistem curso de Formação na área de Altas Habilidades/Superdotação
Teve início nesta terça-feira, dia 28/03, no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) o Curso de Formação de Professores na área de Altas Habilidades/Superdotação, voltado para professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) que já implantaram os núcleos de avaliação e atendimento para alunos com Altas Habilidades/Superdotação. A capacitação, que ocorre até amanhã, quarta-feira (29/03), e está sendo ministrada pelos profissionais do Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da FCEE, faz parte do processo de expansão e descentralização dos serviços para alunos com AH/SD no Estado promovido pela FCEE desde 2015.

Organizado pela Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE) o curso conta com a presença de professores provenientes de todo o Estado, totalizando 15 ADRs. A formação inclui temas como Políticas públicas para Altas Habilidades/Superdotação, Teorias das AH/SD, Características das pessoas com altas habilidades/superdotação e Assincronia, Estratégias para identificação de alunos com altas habilidades/superdotação, Práticas Educacionais, Modelos de Atendimento e Diretrizes do Saede/AEE - AH/SD.

Desde 2015 a FCEE vem promovendo a expansão dos serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltados para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na rede estadual de ensino em Santa Catarina. Em 2016 foram seis regiões administrativas do Estado a receberem capacitações e assessoria para a implantação dos serviços, através das Gerências Regionais de Educação das Agências Regionais de Desenvolvimento (ADR). Para 2017, já está confirmada a implantação dos serviços em mais nove regiões.