Abertura do I Encontro de Altas Habilidades da região de Criciúma
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) está promovendo nesta quinta-feira, 16 de março, o I Encontro Regional de Altas Habilidades/Superdotação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma. A abertura do evento contou com a participação do Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza, além das profissionais ministrantes do curso, a coordenadora do Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da FCEE, Andréia Panchiniak, e a pedagoga Ananda Burin.

Voltado para professores, assistentes técnicos e gestores educacionais da ADR de Criciúma e gestores educacionais dos municípios que compõe essa ADR, o Encontro tem como objetivo capacitar os professores e demais profissionais da educação envolvidos na implantação e no atendimento nesses serviços, além de continuar o processo de expansão e descentralização dos serviços de avaliação e atendimento dos alunos com AH/SD no Estado promovido pela FCEE desde 2015.

O encontro, com 6 horas de duração, abordará os temas “Altas habilidades/Superdotação na Educação Especial”, “Características das AH/SD e mitos presentes nessa temática”, “Identificação de alunos com AH/SD”, “Modelos de Atendimento” e “Diretrizes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades/Superdotação”.

Desde 2015 a FCEE vem promovendo a expansão dos serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltados para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na rede estadual de ensino em Santa Catarina. Em 2016 foram seis regiões administrativas do Estado a receberem capacitações e assessoria para a implantação dos serviços, através das Gerências Regionais de Educação das Agências Regionais de Desenvolvimento (ADR). Para 2017, já está confirmada a implantação dos serviços em mais nove regiões.