Gráfico: contratados de janeiro a dezembro de 2016
Ao longo do ano de 2016, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho, promoveu o encaminhamento e acompanhamento de 156 pessoas com deficiência ao mercado de trabalho na Grande Florianópolis. Cerca de 39% dos contratados possuem ensino médio completo, dado que demonstra que o nível de escolaridade desta população já se assemelha ao nível de escolaridade das pessoas sem deficiência. A FCEE promove a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho desde 1981.

O Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho é coordenado pelo Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE, cujo objetivo é produzir conhecimento, capacitar profissionais, assessorar os serviços na área da educação profissional e emprego de pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista (TEA), encaminhar e acompanhar pessoas com deficiência (intelectual, mental, sensorial, física ou transtorno do espectro autista) para o mercado de trabalho, promovendo assim, o acesso e permanência destes no âmbito profissional.

Contratados em 2016 por tipo de deficiência
No ano de 2016 este serviço realizou o encaminhamento e acompanhamento de 156 pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, sendo 61% destas pessoas com deficiência auditiva, 27% com deficiência intelectual, 8% com deficiência física, 3% com deficiência visual e 1% com transtorno do espectro autista (TEA).

Contratados em 2016 por nível de escolaridade
No que se refere ao nível de escolaridade dos encaminhados 31% possui ensino fundamental incompleto, 12% ensino fundamental completo, outros 12% ensino médio incompleto, 39% possui ensino médio completo, 4% ensino superior incompleto e 2% destas pessoas possuem ensino superior completo. Os dados referentes ao nível de escolaridade demonstram que, atualmente, o nível de escolaridade da pessoa com deficiência é semelhante ao nível de escolaridade da população que não apresenta deficiência, se contrapondo ao discurso de que a pessoa com deficiência não acessa ao mercado de trabalho pelo baixo nível de escolaridade/qualificação.

Sensibilização nas empresas

Além do encaminhamento e acompanhamento de pessoas com deficiência nos postos de trabalho, a equipe de profissionais do CENET/ FCEE também realiza um trabalho de sensibilização com os profissionais das empresas contratantes em relação à temática.

“Frequentemente os profissionais do CENET são solicitados para realizar sensibilizações nas empresas, seja com a equipe diretiva, com chefias imediatas ou com os profissionais que atuam no mesmo setor do contratado”, explica Kátia Regina Ladewig, coordenadora do CENET, acrescentando que “nestas ações são desenvolvidos conteúdos relativos à conceituação e caracterização das deficiências, aspectos relacionais e habilidades e competências da pessoa com deficiência, o que vem contribuindo imensamente para a quebra de preconceito em relação ao potencial produtivo destas pessoas”.

Mais informações sobre este serviço da FCEE neste link

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito