Reunião no Hospital Regional de São José discute atendimentos do Serviço de Reabilitação Visual
Na última terça-feira, dia 24 de janeiro, a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rosemeri Bartucheski, esteve reunida com a Gerente Administrativa do Hospital Regional de São José, Cecília Gesser, para discutir o atendimento dos pacientes do Serviço de Reabilitação Visual (SRV) do Estado de Santa Catarina, que até o final de 2014 era responsabilidade da FCEE através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). No encontro, a FCEE explicou o funcionamento do SRV e se colocou a disposição para realizar a capacitação da equipe da Secretaria de Estado da Saúde que deverá assumir os atendimentos, em local ainda a ser definido. Também participaram da reunião o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza, e o Gerente de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados, Waldemar Pinheiro.

O convênio da FCEE com o SUS para funcionamento do Serviço de Reabilitação Visual (SRV) vigorou desde 2005 até 2014, período no qual a FCEE era o único de centro de referência em Santa Catarina na área de Reabilitação Visual. O Serviço, vinculado ao Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas Deficientes Visuais (CAP) da FCEE, incluía as áreas de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular e prestava atendimentos em pacientes de todo o Estado com deficiência visual congênita, patológica ou provocada por acidentes de todas as idades, de crianças a idosos, indicados pelo SUS para tratamento de reabilitação visual.

Desde o final de 2014, com o fim do convênio da FCEE com o SUS, o SRV passou a ser responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em 2015 a FCEE já tinha proposto para a SES a abertura do serviço em pólos regionalizados para atender todas as regiões do Estado, com apoio técnico da FCEE, que ficaria responsável pela capacitação e acompanhamento das equipes onde os serviços fossem implantados.

Atualmente a FCEE realiza atendimentos na área de Reabilitação Visual através do Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas Deficientes Visuais (CAP), oferecendo serviços de Atendimento Educacional Especializado e Avaliação Funcional da Visão.