
“Com o surgimento de legislações que amparam o direito da pessoa com deficiência em acessar aos postos de trabalho e, principalmente, pela parceria que vem sendo realizada entre instituições de atendimento às pessoas com deficiência, agências de regulação e fiscalização, agências formadoras, meio empresarial e sociedade civil, vivemos um momento de plena expansão e conscientização do potencial de profissionais, em que a deficiência é apenas um detalhe”, afirma a coordenadora do CENET, Kátia Regina Ladewig.
Neste sentido, a FCEE, através do CENET, já está participando dos preparativos para a Semana Inclusiva Grande Florianópolis 2016, que ocorrerá entre 19 e 25 de setembro de 2016. Promovida pelo Ministério do Trabalho, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina (SRTE-SC), Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) e entidades parceiras com o propósito de promover e garantir a inclusão das Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho por empresas da Grande Florianópolis que se enquadram no art. 93 da Lei 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, a Semana é um projeto que surgiu a partir dos resultados positivos do Dia D, realizado em 2015 e que também contou com o apoio da FCEE.
Histórico do Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho
Em 1978, a Fundação iniciou uma caminhada solitária em direção à inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, haja vista que neste período não se dispunha de meios legais que promovessem o seu acesso ao âmbito profissional. Somente em 1991 é promulgada a Lei nº 8.213, que em seu artigo 93 dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência.
Em 1981, diante da demanda gerada pelo Ano Internacional da Pessoa com Deficiência, a FCEE implantou uma equipe de quatro profissionais, objetivando a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho no Estado de Santa Catarina. Deste trabalho resultou a inclusão de 200 profissionais com deficiência nos municípios de Florianópolis, São José, Chapecó, Blumenau, Brusque e Rio do Sul.
No decorrer destes 38 anos, a Fundação, por meio do CENET, vem ampliando suas atividades, seja no que se refere à qualificação profissional, seja na colocação no mercado de trabalho, com resultados bastante satisfatórios. Entre 2012 e 2015 o Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho da FCEE promoveu a contratação de 364 pessoas com deficiência por empresas da Grande Florianópolis.
Saiba mais em Oportunidades de Trabalho para Pessoas com Deficiência.