04/12/2015 -  Capoeira para Pessoas com Deficiência 1O Tradução Libras mês de novembro terminou e é hora de fazer o registro das ações da FCEE relacionadas à temática da Consciência Negra. Foram quatro ações de suma importância e que corroboram com aplicação da Lei 10639/03, que trata da inclusão dos conteúdos sobre cultura africana e afro-brasileira nas escolas.

A primeira ação foi a palestra sobre “Racismo, Intolerância Correlata e Inclusão”, ministrada pelo Educador Físico, Fernando Bueno (Tuti), ocorrida no dia 19 de novembro, no C.E.M. Escola do Mar Flávia Scarpelli Leite. Usuários do Centro de Educação para o Trabalho (CENET) acompanharam a apresentação.

Já o dia 20 de novembro ficou marcado na história das APAEs da região carbonífera, pois nesse dia foi realizado o 4º Encontro Catarinense de Capoeira Especial, o primeiro sediado na região. A anfitriã, Apae de Nova Veneza, não mediu esforços para atender aos visitantes da melhor forma possível, o que foi constatado desde os primeiros momentos das chegadas das delegações. Estiveram presentes os seguintes municípios: Urussanga, Siderópolis, Forquilhinhas, Nova Veneza, São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos.

No dia 27 de novembro, foi a vez dos usuários da FCEE, atendidos com aulas de Capoeira no Centro de Educação Física (CEDUF), receberem as suas novas cordas de graduação. Para que a festa da entrega das cordas fosse ainda mais completa, estiveram presentes os familiares, duas turmas da Escola do Mar, os alunos da APAE de Biguaçu, bem como capoeiristas da Grande Florianópolis e Mestres Veteranos vindos da Bahia (Mestres Nenel, Piloto, Boinha, Cafuné, Xaréu, Boa Gente e Kadu).

A Presidente da FCEE, Rose Bartucheski, esteve presente e após dar as boas vindas aos convidados, familiares e alunos, agraciou os Mestres com materiais didáticos (livros, cds, cartilhas e informativos) sobre Educação Especial. O Professor Doutor em Educação Física, Hélio Campos, conhecido na Capoeira como Mestre Xaréu, retribuiu em nome dos demais Mestres doando o livro “A Escola de Mestre Bimba: Um Enfoque Pedagógico” à biblioteca da FCEE.

Por fim, o servidor do CEDUF, Fernando Bueno (Tuti), palestrou sobre , no dia 28 de novembro, em Biguaçu, como parte da programação do Simpósio Catarinense de Capoeira, evento que contou com a participação de capoeiristas de diversas regiões do estado.

Assista a matéria exibida em noticiário sobre o Encontro em Nova Veneza:

capoeira_4

Capoeira para Pessoas com Deficiência