sam_030501/04/14 - A equipe de atletas da Fundação Catarinense de Educação Especial, representando o município de São José, foi destaque na primeira etapa do Circuito Catarinense de Bocha Paralímpica, realizada neste final de semana na Apae de Lages (28 a 30/3). Esta primeira fase da competição contou ainda com atletas de Blumenau, Balneário Camboriú, Itajaí, Rio do Sul, Joaçaba, Joinville, Maravilha e Lages. Foram mais de 50 participantes em cada uma das quatro classes disputadas no Circuito - BC1, BC2, BC3 e BC4.

A FCEE competiu apenas na classe BC3, conquistando as medalhas de ouro e prata, em uma final realizada entre os atletas Daniel Veras Silvestre, que foi campeão, e Paulo Roberto Perão de Lima, vice-campeão.

Segundo conta a equipe do Centro de Educação Física da FCEE, foi uma partida bastante equilibrada, na qual Daniel, que em 2013 foi campeão das Paralímpiadas Escolares, venceu pelo placar de 7 a 2. “Poderíamos ter mais atletas disputando as finais, mas devido ao cruzamento das chaves, nossos atletas se confrontaram nas quartas de final e apenas dois passaram para as semifinais”, destacou a técnica Fabíola Spader. A equipe também explica que dois atletas da Fundação não puderam participar desta primeira fase, mas estarão presentes nas próximas.

Para o técnico e coordenador do Ceduf, Jefferson Roberto Seeber, a campanha dos atletas da FCEE surpreendeu a todos: “eles, especialmente o Daniel e a Júlia Pereira Marcelino, venceram atletas já consagrados como a tri campeã dos PARAJASC, Deolinda, atleta de Joinville e que já esteve na seleção brasileira de bocha”.

Para a mãe e calheira de Daniel, Josiane, a conquista vem premiar o que ela considera uma grande fase do filho. “Encerramos 2013 com a conquista da medalha de ouro nas Paralimpíadas Escolares e neste ano iniciamos já com uma medalha de ouro, isto é muito bom. Outro ponto a destacar é o ambiente familiar destes jogos, com a presença de muitos pais que puderam acompanhar seus filhos”, destacou.

Além dos atletas, marcaram presença no Circuito pais e acompanhantes. “Por ser um evento no final de semana, é possível a presença da família, eu que sou Calheiro estou sempre com ele, mas a mãe que trabalha não tem esta possibilidade”, ressaltou o pai de Paulo Perão. A festa de encerramento foi marcada por muita emoção, com a entrega das medalhas e troféus aos campeões.

Composição da equipe da FCEE

Daniel Veras Silvestre e Josiane Ana Veras Silvestre (calheira)
Paulo Roberto Perão de Lima e Paulo Roberto Xavier de Lima (calheiro)
Paulo Ricardo Pedroso e Sidney (calheiro)
Júlia Pereira Maracelino e Maria Catarina Pereira Marcelino (calheira)
Fabiola Spader e Jefferson Roberto Seeber – técnicos

Resumo da participação dos atletas

Julia Pereira Marcelino – na primeira fase venceu os dois jogos dos quais participou, contra atletas de Joinville e Jaraguá do Sul, passando para a segunda fase como primeira do grupo. Nas quartas de final foi derrotada pelo atleta da FCEE Daniel.

Paulo Ricardo Pedroso – na primeira fase,  perdeu para uma atleta de Itajaí, mas venceu um atleta de Lages. Passou para a segunda fase em segundo lugar no grupo e enfrentou nas quartas de final o atleta Paulo Perão da FCEE, sendo derrotado em 4 a 3.

Paulo Roberto Perão de Lima – na primeira, fase venceu atletas de Jaraguá do Sul e Joinville; nas quartas de final venceu Paulo Pedroso da FCEE; e na semifinal venceu novamente um atleta de Jaraguá do Sul. Na final foi derrotado por Daniel da FCEE, com um placar de 7 a 2.

Daniel Veras Silvestre - a campanha do grande campeão na primeira fase foi marcada por duas vitórias, contra atletas de Lages e de Joaçaba e uma derrota para um atleta de Itajaí. Com esses resultados, passou para a segunda fase como segundo do grupo. Nas quartas de final enfrentou sua companheira de treinamentos Júlia, a quem venceu com um placar de 7 a 1. Na semifinal enfrentou a consagrada atleta Deolinda, de Joinville, derrotando-a pelo placar de 5 a 3. Na grande final enfrentou seu amigo e companheiro de treinos Paulo Perão, da FCEE, vencendo-o pelo placar de 7 a 2.

sam_0298
sam_0302