100_261910/12/13 - O Centro de Educação Física (Ceduf) da Fundação Catarinense de Educação Especial encerra as atividades de 2013 com saldo positivo. Segundo os profissionais do Centro, o ano foi bastante produtivo, com participação em diversas competições que proporcionaram importantes conquistas.

No final do mês de novembro, atletas da Fundação participaram das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, com destaque para o atleta Daniel Veras Silvestre, que conquistou o título de Campeão Brasileiro Escolar de Bocha Paralímpica  na classe BC3. “Esta é mais uma conquista, pois em 2012 o Daniel, nessa mesma competição, ficou em terceiro lugar e este ano conseguiu o título. Além da participação nos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (PARAJESC), em que venceu todos os jogos”, destaca a mãe e calheira Josiane Veras Silvestre.

Já Antônio de Pádua Amorim, profissional do Ceduf, destaca que a conquista de Daniel foi muito importante pois mantém a equipe de Bocha da FCEE com um saldo extremamente positivo neste evento. “Nas últimas quatro edições das paralimpíadas, sempre tínhamos um atleta nosso no pódio (vice campeão em 2010, campeão em 2011, terceiro lugar em 2012 e campeão em 2013). Isso mostra que nosso trabalho nesta modalidade está produzindo resultados”.

Outro destaque é o atleta Darlan Mathias Schell Andrade, de tênis de mesa, que começou a competir este ano nos PARAJESC, evento no qual  foi campeão e conquistou o terceiro lugar na classe dele (V). Além dele, é destaque também a atleta Julia Pereira Marcelino, que na mesma competição mudou de classe na Bocha e terminou entre os seis melhores atletas escolares do Brasil.

“Já na modalidade futebol de sete para paralisados cerebrais, a competição estava muito forte e a equipe de Santa Catarina, para a qual foi convocado o atleta da FCEE Bruno Ludvig Hoffmann, terminou a competição na sétima colocação”, conta o coordenador do Ceduf, Jefferson Roberto Seeber.

A última participação deste ano em uma competição esportiva aconteceu neste sábado (7), em Lages,  no encerramento do Circuito Catarinense de Bocha Paralímpica. O atleta Paulo Ricardo Pedroso conquistou a medalha de ouro e o título de campeão na classe BC3, após uma partida disputada ponto a ponto com o atleta Alex Carvalho, de Jaraguá do Sul. Os dois chegaram ao final do circuito empatados no primeiro lugar, ambos tendo vencido todos os jogos que disputaram, até encontrarem-se na grande final.

Para o coordenador Jefferson, pelo balanço geral do Centro, este foi um ano de muitas conquistas, destacando-se ainda:

- o vice campeonato do Regional Sul de Bocha Paralímpica, classificatório para o Campeonato Brasileiro, obtido pelo atleta Paulo Roberto Perão da classe BC3. “A participação no Campeonato Brasileiro possibilitou novas experiências”, destaca Jefferson.

- o terceiro lugar geral no tênis de mesa feminino (segmento deficiência mental) nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (PARAJASC).

Os profissionais do CEDUF aproveitam para agradecer e parabenizar atletas e familiares, desejando a todos um Feliz Natal e um 2014 repleto de novas conquistas.

Destacam ainda que as pessoas com deficiência interessadas em praticar esportes no ano de 2014 podem entrar em contato com o Ceduf, por meio dos telefones (48) 3381-1676 e 3381-2428.

100_2619_1
20131207_181538