img_010922/10/13 - Nesta terça-feira, 22, uma equipe composta por dirigentes e técnicos da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) passou por Chapecó para apresentar e distribuir publicações e resultados de pesquisas da instituição. O evento teve o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Chapecó e aconteceu no auditório da EEB Bom Pastor, às 14h.
Na apresentação os profissionais da FCEE falaram sobre as publicações “Intérpretes Educacionais de Libras: orientações para a prática profissional”, “Locomoção: independência e autonomia”, “Calendário Brincando com a Família”, “FCEE em números” e “Manual de Receitas para Disfagia”. Elaboradas em uma linguagem didática e de fácil compreensão, esses livros e cartilhas foram planejados para contribuir com o cotidiano das famílias com pessoas com deficiência, visando a uma melhor qualidade de vida.

As cinco publicações são fruto de pesquisas realizadas na Fundação e trazem um pouco do conhecimento adquirido pelos profissionais na prática de atendimento diário às pessoas com deficiência nos dez Centros de Atendimento Especializados da instituição. Elas serão distribuídas gratuitamente na SDR, em escolas, universidades, instituições especializadas e, com objetivo de torná-las ainda mais acessíveis à população, em breve também estarão disponíveis no site da FCEE.

Tratando de diferentes deficiências/temáticas, as publicações devem servir de subsídio teórico e técnico, não apenas para profissionais que trabalham com educação especial, mas também para as famílias. Além das publicações, durante a visita ao município a equipe também deve apresentar brevemente a própria FCEE, projetos, pesquisas e destaques como o SERIENE, sistema online de processamento de dados implantado na Fundação em 2012 com objetivo de criar um banco de dados estatístico da área da educação especial em SC.

Antes de chegar a Chapecó, a FCEE já fez apresentações em Itajaí, Joinville, Lages e Criciúma. Porém, segundo a presidente Rosemeri Bartucheski, a ideia é futuramente visitar mais municípios. “Com esta ação queremos reforçar a missão da Fundação, que é fomentar, produzir e difundir o conhecimento científico e tecnológico referente à educação especial no estado. Levando nossas publicações e nossos técnicos a diversas regiões do estado, estaremos socializando nossas produções, compartilhando o nosso conhecimento para melhorar a vida das pessoas com deficiência em Santa Catarina”, destaca.

img_0095

img_0097

img_0117

img_0119

img_0122

Fotos enviadas por Douglas Dorneles, da Assessoria de Imprensa da SDR de Chapecó.