7f8be96773cc143f781bf4008bdcd28c21/10/13 - Hoje à tarde, às 15h, a presidente da FCEE, Rosemeri Bartucheski, falou sobre o trabalho, serviços, objetivos e missão da Fundação Catarinense de Educação Especial em sessão na Câmara de Vereadores de Chapecó. Rose também aproveitou o espaço para falar sobre as publicações técnicas que estão sendo levadas a diversos municípios do estado.
ac64f15c6d24d83450ac22c941cc15d6

Amanhã, é a vez de Chapecó receber a equipe da FCEE que vai apresentar e distribuir gratuitamente cinco livros e cartilhas, além resultados de pesquisas da instituição. O evento tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do município e acontece na Escola Bom Pastor, a partir das 14h. As apresentações são voltadas para gestores, profissionais, famílias, estudantes e demais interessados em educação especial.

Saiba mais sobre as apresentações de amanhã

Nas apresentações, que devem durar cerca de três horas, profissionais da FCEE vão falar sobre as publicações “Intérpretes Educacionais de Libras: orientações para a prática profissional”, “Locomoção: independência e autonomia”, “Calendário Brincando com a Família”, “FCEE em números” e “Manual de Receitas para Disfagia”.

Elaboradas em uma linguagem didática e de fácil compreensão, esses livros e cartilhas foram planejados para contribuir com o cotidiano das famílias com pessoas com deficiência, visando a uma melhor qualidade de vida.

As cinco publicações são fruto de pesquisas realizadas na Fundação, e trazem um pouco do conhecimento adquirido pelos profissionais na prática de atendimento diário às pessoas com deficiência nos dez Centros de Atendimento Especializados da instituição. Elas serão distribuídas gratuitamente na SDR, em escolas, universidades, instituições especializadas e, com objetivo de torná-las ainda mais acessíveis à população, em breve também estarão disponíveis no site da FCEE.

Tratando de diferentes deficiências/temáticas, as publicações devem servir de subsídio teórico e técnico não apenas para profissionais que trabalham com educação especial, mas também para as famílias. É o caso, por exemplo, de “Brincando com a família” e do “Manual de Receitas para Disfagia”. A primeira publicação trata-se de uma agenda semanal que traz sugestões de atividades diárias para a estimulação da criança. Já a segunda traz receitas saudáveis e de fácil execução voltadas a pessoas que apresentam esse distúrbio de deglutição.

Também recebe destaque o livro “Intérpretes Educacionais de Libras”, que objetiva fornecer aos intérpretes que atuam em escolas ou instituições especializadas orientações para um trabalho mais coeso e unificado no estado. Já “Locomoção” trata da atividade de locomoção independente realizada pelo Centro de Educação e Trabalho (Cenet) da FCEE, que consiste em proporcionar ao aprendiz a aquisição da competência de locomover-se, ou seja, ir e vir de maneira independente, autônoma e segura.

Por fim, “FCEE em números” traz o levantamento de dados estatísticos da área da educação especial no período de 2000 a 2010, com base na síntese dos Relatórios de Estatística e nos Relatórios de Atividades. Este documento tem o intuito de demonstrar a análise dos dados coletados nesses dez anos, comparando anualmente o número de instituições especializadas e as matrículas dos sujeitos com deficiência nestas instituições.

Além das publicações, durante a visita ao município a equipe também deve apresentar brevemente a própria FCEE, projetos, pesquisas e destaques como o SERIENE, sistema online de processamento de dados implantado na Fundação no ano passado com objetivo de criar um banco de dados estatístico da área da educação especial em SC.

Antes de chegar a Chapecó, a FCEE já fez apresentações em Itajaí, Joinville, Lages e Criciúma. Porém, segundo a presidente Rosemeri Bartucheski, a ideia é futuramente visitar mais municípios.
“Com esta ação queremos reforçar a missão da Fundação, que é fomentar, produzir e difundir o conhecimento científico e tecnológico referente à educação especial no estado. Levando nossas publicações e nossos técnicos a diversas regiões do estado, estaremos socializando nossas produções, compartilhando o nosso conhecimento para melhorar a vida das pessoas com deficiência em Santa Catarina”, destaca Rose.

Assessoria de Comunicação FCEE