1383659_644294078927200_1974486847_n18/10/13 - Hoje foi o último dia do curso "Recursos ópticos e não ópticos", organizado pela Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (Gecae) e coordenado pelo Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) da FCEE, que iniciou nesta segunda-feira (14). O curso foi voltado para profissionais que atuam na área da deficiência visual nos dez Centros de Atendimento Especializados da FCEE e teve um total de 30 horas aula.
 
1383659_644294078927200_1974486847_n

A capacitação foi ministrada por Francis Huszar Schneid, optometrista do Centro de Reabilitação Visual (CRV) Louis Braille, de Pelotas (RS), e teve como objetivo capacitar os profissionais da área de deficiência visual para que dominem conceitos e a utilização dos recursos ópticos e não ópticos, de forma que possam desenvolver um plano de treinamento visual adequado.

Segundo o professor, “foi uma troca de experiências bem positiva. Conseguimos trabalhar alguns conceitos diferentes que ainda não eram aplicados na Fundação. Assim, acredito que foi possível contribuir com a prática e com os serviços prestados aqui”.

Francis destacou a participação dos profissionais durante os debates do curso. “Todo mundo demonstrou bastante interesse, especialmente sobre alguns recursos que o SUS ainda não fornece e que poderiam melhorar as condições do atendimento aos deficientes visuais”, explica. “Fiquei muito contente com a oportunidade de estar aqui e espero que tenha contribuído com o trabalho da FCEE, que tem uma equipe maravilhosa e um serviço que é referência no Brasil”, conclui.

 

Conteúdo trabalhado no curso

Orientações gerais sobre recursos ópticos e não ópticos;

Utilização, manejo e orientações dos seguintes:

- Recursos ópticos e não ópticos;
- Telescópios de mão monoculares;
- Telescópios montados nos óculos;
- Telescópios binoculares;
- Filtros e sensibilidade ao contraste;
- Prismas e espelhos;
- Lentes esfero-prismáticos;
- Lentes hiperoculares;
- Telemicroscópios;
- Lupas de mão;
- Lupas de suporte;
- CCTV portátil e Aladin de mesa.

 
Assessoria de Comunicação FCEE

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito