p101001317/09/13 - De 9 a 13 de setembro a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ofereceu o curso “Dificuldade de aprendizagem da pessoa cega ou com baixa visão”, que teve como público-alvo profissionais que atuam na área da deficiência visual nos Centros de Atendimento Especializados da FCEE. Com um total de 30 horas aula, a capacitação foi ministrada pelo professor doutor João Ricardo Melo Figueiredo.

“O curso foi bastante produtivo. O professor fez uma abordagem geral sobre a deficiência visual, focando nas dificuldades que encontramos em sala de aula. Foi muito bom para discutirmos e trocarmos opiniões, e perceber que essas dificuldades trazidas por ele não são encontradas só aqui na Fundação, mas em outros lugares no Brasil”, destacou  Marcelo Loffi, pedagogo do CAP.

“Achei bastante interessante a maneira como o professor falou das experiências. O curso foi muito bom, apesar de trazer conhecimentos que eu já tinha, porque são coisas com as quais a gente já trabalha. Já estou aqui na Fundação há 10 anos, foi bom rever algumas coisas”, contou Maria Helena de Lima, também do CAP.

O curso foi organizado pela Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação (Gecae) e coordenado pelo Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP).

Os participantes que comprovaram frequência mínima de 80% foram certificados pela FCEE.

Conteúdos trabalhados no curso

- Identificação e encaminhamentos para atendimentos extraescolares às pessoas com deficiência visual;

- Aspectos gerais do processo de desenvolvimento da criança com deficiência visual;

- Adaptação curricular às necessidades do aluno com deficiência visual;

- A adaptação do aluno com deficiência visual na escola;

- Interferências das alterações visuais no processo de ensino e de aprendizagem;

- Dificuldades de aprendizagem da pessoa com deficiência visual;

- Desenvolvimento da linguagem e construção do pensamento;

- O processo de construção da leitura e escrita;

- Os recursos como elementos auxiliadores do processo de ensino e de aprendizagem (livros em Braille/áudio/ampliados, materiais pedagógicos, recursos ópticos e não ópticos, etc.);

- Auxílios metodológicos e didáticos para aprendizagem;

- Relações interpessoais e intervenções;

- Autonomia e independência nas atividades diárias.

Currículo do professor:

João Ricardo Melo Figueiredo possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). É Mestre em Lingüística pela mesma instituição (2007) e Doutor em Lingüística também pela UFRJ. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Sociolingüística e Funcionalismo. Além de dedicar-se aos estudos linguísticos, também tem interesse pela área da educação especial, com ênfase na educação de pessoas cegas e com baixa visão. Atualmente, é Diretor do Departamento de Educação do Instituto Benjamin Constant, onde atua como docente do ensino fundamental, de pós-graduaçãoe também na capacitação de professores em âmbito nacional. Foi docente do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial da UNIRIO e do Curso de Ortóptica do Uni-IBMR. Em sua tese de doutorado, pesquisou o desenvolvimento lingüístico de narrativas orais de alunos com cegueira e baixa visão.

Fonte: CNPq