sam_133326/07/13 – Amanhã, 27 de julho, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. De carona com esta data, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), por meio do Setor de Saúde Ocupacional do Servidor da Gerência de Gestão de Pessoas (Gepes), aproveita para chamar a atenção sobre a importância de as instituições seguirem as recomendações de segurança para prevenirem acidentes todos os dias do ano.

Foi pensando nisso que a Equipe Multiprofissional de Saúde Ocupacional (EMSO) concluiu neste semestre o primeiro levantamento dos riscos ambientais da FCEE, que resultou na recomendação da compra de equipamentos de proteção individual e coletiva.

“Os órgãos e as entidades são obrigados a fornecer aos seus servidores, gratuitamente, equipamentos de proteção adequados aos riscos. Cabe à nossa equipe fiscalizar e orientar os servidores quanto ao uso adequado e a qualidade dos equipamentos disponibilizados”, explica a técnica de segurança do trabalho Mariza Morás.

Mariza também destaca que os acidentes ocorrem principalmente pelo não cumprimento das recomendações de segurança pelas instituições, e que a prevenção é papel de todos.

“É preciso que todos os servidores se conscientizem da importância da prevenção. Prevenir acidentes e doenças do trabalho é um investimento que vai minimizar custos futuros pra instituição e para o Estado”.

A partir da primeira semana de agosto, Mariza e a técnica de enfermagem do trabalho Evelin Débora da Silva, também da EMSO, iniciarão a entrega dos equipamentos de segurança adquiridos pela Fundação aos servidores. As duas profissionais também vão orientar os servidores quanto ao uso adequado dos materiais, além de alertá-los sobre os danos à saúde que a falta desses equipamentos pode acarretar.

CIPA

Desde dezembro do ano passado a FCEE já conta com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Junto à EMSO, a CIPA tem o papel de identificar e apontar soluções para problemas encontrados na instituição, trabalhando sempre em conjunto com todos os servidores da casa, que devem cooperar por um ambiente mais seguro e agradável.

Assessoria de Comunicação FCEE

sam_1333