dsc09485 19/07/13 - Nesta semana teve início o curso “Fundamentos do materialismo histórico-dialético aplicados às pessoas com deficiência e transtornos”, oferecido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) aos profissionais psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, pedagogos, médicos, educadores físicos, supervisores, integradores e professores dos Centros de Atendimento Especializado da instituição.

Ministrada pelo psicólogo e professor cubano Arsênio José Carmona Gutiérrez, a capacitação enfatiza aspectos relacionados à avaliação, reabilitação e intervenção de pessoas com deficiência e transtornos, com uma abordagem sócio-histórica.

O curso está dividido em três etapas: (1) Fundamentos de Neuropsicologia; (2) Fundamentos de Defectologia; (3) Desenvolvimento Humano. Na tarde de hoje será concluída a primeira delas. A próxima será em setembro, de 23 a 27, e será realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). A terceira e última etapa acontece em dezembro, na semana de 9 a 13, com local ainda a definir.

A organização e coordenação deste curso são de responsabilidade da Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (Gecae). O curso tem um total de 90 horas aula. Os participantes que comprovarem presença serão certificados pela FCEE.

 
dsc09487
Conteúdo programático
15 a 19 de julho
Fundamentos de neuropsicologia aplicados à pessoa com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. Unidades (sistemas) funcionais segundo Luria. Unidade de regulação do tônus; unidade de codificação e processamento e unidade de planificação.

23 a 27 de setembro
Fundamentos de defectologia aplicados à pessoa com deficiência mental. Processos psicológicos superiores; elementos estruturantes, perturbações e sugestões de atividade

9 a 13 de dezembro

Desenvolvimento humano: da norma à compensação em função da deficiência mental.
 

Arsênio José Carmona Gutiérrez é doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Reabilitação pelo Centro Nacional de Reabilitação Júlio Diaz, Havana (Cuba). Hoje atua como professor adjunto do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual Santa Cruz (Bahia). Tem vasta experiência na área da educação especial, tanto no aspecto pedagógico quanto reabilitatório. Atua como assessor de pesquisa em serviços de saúde e metodologia, é assessor científico, membro da comissão de expertos do Programa de Especialização em Medicina Geral Integral, membro do corpo editorial em instituição de ensino superior, entre outras atividades. 
 
Assessoria de Comunicação FCEE

 





Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito