dsc0945217/07/13 - Na tarde de ontem a FCEE, por meio do setor de Saúde Ocupacional do Servidor da Gerência de Gestão de Pessoas (Gepes), ofereceu a palestra “Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho” aos gestores da Fundação – presidente e assessoria, diretores, gerentes, coordenadores, integradores e supervisores de educação especial da Fundação. A palestra aconteceu na Sala da TV Escola/Salto para o futuro, do Centro Tecnológico de Educação Especial (Cetep) e foi ministrada pela psicóloga Mérope Sporh Pereira, do SC Saúde. [Versão em LIBRAS]

Durante cerca de uma hora e meia, a profissional falou sobre conceitos básicos de comunicação, apresentou diversas situações do cotidiano no trabalho e deu dicas de como lidar com colegas, destacando a importância do diálogo, de entender o outro, de motivar os que estão ao redor e a si mesmo e de aprender com eventuais conflitos nessa convivência. Os gestores presentes contribuíram com o debate compartilhando experiências e opiniões.

O evento foi organizado pela Equipe Multiprofissional de Saúde Ocupacional (EMSO) da FCEE, com objetivo principal de “orientar os gestores da instituição sobre a necessidade de adoção de medidas de controle de riscos psicológicos relacionados às condições organizacionais e do meio ambiente físico e social do trabalho, além de informar chefias sobre relações interpessoais e a importância de intervenção primária”.

Segundo a psicóloga Giovana Marchi Flores, da EMSO, esta é a apenas a primeira palestra sobre o assunto. “Como entre as competências do setor de Saúde do Servidor está a mediação de conflitos, esta iniciativa tem a intenção de contribuir para a melhora do ambiente de trabalho, a fim de minimizar os riscos psicossociais (que podem se manifestar na forma de problemas como pedidos de mudança de setor, faltas, estresse e outras doenças, etc). As queixas chegam primeiro aos gestores, por isso o primeiro encontro é com eles”, explica.

A ideia é, em breve, oferecer outras palestras com o mesmo tema para os servidores da Fundação. 

Assessoria de Comunicação FCEE

dsc09475
 dsc09454
 dsc09459
 
Saiba mais

A EMSO explica que as diversas mudanças que ocorreram no mundo laboral nas últimas décadas resultaram em novos riscos no campo da segurança e da saúde do trabalho, o que fez com que passassem a ser considerados, além de riscos físicos, químicos e biológicos, os riscos psicossociais

Os riscos psicossociais manifestam-se através de problemas como o absentismo (ausências no trabalho), os pedidos de mudança de setor, o estresse - problemas que, em um contexto mais amplo, representam importantes custos, tanto de saúde, para os servidores, como econômicos, para a instituição.

Diante disso, a Equipe Multiprofissional de Saúde Ocupacional, considerando atendimentos e conversas informais realizadas com servidores da FCEE, destaca a importância de os gestores permanecerem atentos a situações geradoras de conflitos interpessoais, buscando prevenir possíveis riscos psicossociais. 




Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito