dsc09407 15/07/13 - Nos dias 8 e 9 de julho a psicóloga e professora doutora Zenita Cunha Guenther esteve na FCEE, por iniciativa do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (Naah/s). Pesquisadora há mais de 40 anos na área das altas habilidades, Zenita foi a idealizadora do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), com sede em Lavras (MG), centro de educação especial cujas metodologias são adotadas em diversas partes do país e do mundo.

Na terça-feira (9), Zenita palestrou sobre o tema “Superdotação no Brasil: experiências de sucesso e a importância de investimentos na área”, em reunião que contou com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Educação Especial de São José, Palhoça e Biguaçu; da Secretaria da Educação do Estado (SED/SC); da 18ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR); do Sistema ACAFE e do SENAI, além de profissionais do Naah/s.

O objetivo da FCEE com esta ação é fomentar o debate sobre o assunto no estado.

zenita_guetter_004
 Dra. Zenita e equipe do Naah/s.

Superdotação segundo o MEC

De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica do Ministério da Educação (2001), crianças superdotadas e talentosas são aquelas que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora.

Jovens com altas habilidades: clientela da educação especial

As pessoas com indicativos de altas habilidades, ou superdotação (as duas nomenclaturas são aceitas), fazem parte da clientela da educação especial, pois necessitam de tratamento e estímulos diferenciados para que seu talento se desenvolva. Porém, a maioria das escolas brasileiras não está capacitada para identificar esses talentos.

Único no estado, o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), localizado na sede da FCEE, em São José, oferece serviços de assessoria para identificar alunos na rede regular de ensino que tenham indicativos de altas habilidades/superdotação. Também presta apoio ao professor, às escolas e às famílias para aprenderem a lidar com esses talentos.

Além disso, oferece subsídios para descobrir e desenvolver as habilidades desses jovens talentos, por meio de uma série de oficinas: matemática, literatura, robótica, artes e múltiplas linguagens, origami, etc.

Saiba mais sobre o Naah/s no site da FCEE e no blog.

Assessoria de Comunicação FCEE

Mini currículo Dra. Zenita Cunha Guenther:
psicóloga, Mestre em Orientação e Aconselhamento Psicológico pela Universidade South Florida e Ph.D. em Psicologia da Educação, pela University of Florida, EUA, envolvida por vários anos na formação e preparação de professores para todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à pós-graduação. Foi educada na tradição humanista de Helena Antipoff, com quem estudou e trabalhou por vários anos, na Fazenda do Rosário, MG. Após o doutorado ingressou nos quadros da UFMG, de onde se aposentou para seguir outros interesses profissionais relacionados ao desenvolvimento de talento e capacidade humana, trabalhando ativamente nessa área no Brasil, Estados Unidos e Portugal. Participa de eventos, escreve e publica extensamente no Brasil e exterior, tendo como catalisador de suas atividades o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento – CEDET, que fundou em 1993 em Lavras, MG. É autora de 20 livros e publicações de maior porte, e mais de 100 artigos, publicados em revistas especializadas e jornais no Brasil e exterior.

p1130323
Na segunda-feira passada (8), a pesquisadora concedeu entrevista à emissora RIC Record. Clique para assistir