luiz_mafra_105/07/13 – Desde o mês de maio, profissionais do Serviço de Odontologia do Centro de Avaliação e Encaminhamento (Cenae) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) estão realizando avaliações odontológicas nos usuários dos Centros de Atendimento Especializados. O trabalho iniciou pelo Centro de Educação e Vivência (Cevi), e seguirá no Centro de Educação e Trabalho (Cenet) e no Centro de Ensino e Aprendizagem (Cenap).

Os profissionais responsáveis por este serviço são o dentista Adhebal Rocha Cascaes e a auxiliar Ineli Guaragni Rodrigues. Conforme explica a equipe, esta ação tem como objetivo identificar a situação da saúde bucal dos usuários para posteriormente oferecer os tratamentos necessários no consultório do Cenae ou, dependendo do caso, encaminhar o paciente para procedimentos cirúrgicos com profissionais especializados em hospitais ou clínicas.

Eles alertam para a importância da participação dos familiares ou responsáveis para os cuidados de prevenção de cáries e demais doenças e para o sucesso dos tratamentos odontológicos nas pessoas com deficiência, uma vez que a maioria desses pacientes não apresenta plena capacidade de realizar seus próprios cuidados bucais, dependendo do auxílio de outras pessoas.

"Estes pacientes constituem um grupo que pode ser considerado de alto risco para o desenvolvimento de doenças bucais de acordo com o tipo de patogenia sistêmica, alteração salivar, dieta cariogênica, alteração muscular e ineficácia da higienização. Quanto maior o grau de dependência do paciente, mais atenção deve ter à higienização e aos cuidados preventivos", destaca Cascaes.

Ele explica ainda que a primeira abordagem odontológica deve ser composta, além de uma aproximação com paciente e familiar, também pelo conhecimento das condições médicas preexistentes do usuário. "O bom atendimento exige uma integração das áreas odontológicas, médica, psicológica, social, etc. Por isso avaliamos a qualidade da saúde do paciente, analisamos exames preexistentes e seu comportamento, e orientamos professores e familiares. Desta forma o tratamento fará parte de um programa integrado de medidas preventivas e restauradoras integradas".

Serviço de Odontologia do Cenae

O Serviço de Odontologia do Centro de Avaliação e Encaminhamento (Cenae) realiza atendimento ambulatorial sistemático nos usuários dos Centros de Atendimento Especializados da FCEE, contribuindo para a promoção da saúde bucal, por meio dos tratamentos preventivo e curativo, e auxiliando na aquisição de bons hábitos para a saúde e qualidade de vida.

luiz_mafra_2
Assessoria de Comunicação FCEE