dsc0895421/06/13 - A presidente da FCEE, Rosemeri Bartucheski, representando o Governador do Estado, Raimundo Colombo, compôs a mesa de autoridades convidadas para o lançamento da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis.

O evento, que contou com a presença de representações locais de entidades que atuam na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, foi realizado nesta sexta-feira (21), com início às 15h, no Plenarinho da Câmara Municipal de Florianópolis.

Rose destacou que este é um passo significativo para o município rumo à efetivação das políticas públicas para PCD. “A criação desta Comissão significa um grande avanço para as pessoas com deficiência. Para pessoas que têm suas limitações, mas que mesmo assim podem fazer muito. A nós, cabe o compromisso de efetivar as políticas que as beneficiam. E o governador tem pedido muito isso: cuidar, em primeiro lugar, das pessoas”.

A presidente da FCEE ressaltou ainda o papel da Câmara para uma cidade mais justa e inclusiva. "Esta casa está de parabéns. É nessas horas que me sinto muito feliz em fazer parte da gestão pública”.

A intérprete de LIBRAS Elenice Soares, da Central de Intérpretes do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da FCEE, realizou a tradução dos discursos para a língua de sinais. Esta foi a primeira vez que uma sessão foi interpretada em LIBRAS na Câmara Municipal.

No âmbito do legislativo municipal, Florianópolis é pioneira no estado em criar este tipo de comissão.

Assessoria de Comunicação FCEE

dsc08938

Rose Bartucheski, presidente da FCEE; Arlete das Graças Torri, presidente da APAE de Florianópolis; e Janice Krasniak, assessora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado de SC, com o vereador Edmilson Carlos Pereira Júnior (Ed), autor do Projeto de Resolução que instituiu na Câmara Municipal de Florianópolis a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

dsc08973
 dsc08987
"Esta casa está de parabéns", destacou Rose em relação à iniciativa da Câmara de instituir uma Comissão para cuidar dos direitos das pessoas com deficiência.
 dsc08970
Os discursos do lançamento da Comissão foram traduzidos em LIBRAS por uma intérprete do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da FCEE.