thumb_dsc0885618/06/13 - Na última sexta-feira (14), o Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da FCEE realizou a inauguração de seu espaço, que foi reformulado para otimizar os atendimentos e para abrigar os novos serviços que passaram a ser oferecidos em 2013.

[Matéria em LIBRAS]

Com início às 15h, a inauguração contou com a apresentação de vídeos, produzidos pelos profissionais do Centro, que apresentaram o CAS e seus serviços. Após foi oferecido um coquetel aos visitantes.

“O CAS começou pequeno, em um local pequeno, com uma equipe pequena, e nesses dez anos de caminhada ele foi se desenvolvendo, até que conseguimos estruturá-lo em um espaço bom e hoje o CAS conta com uma equipe multiprofissional bastante atuante na educação de surdos em Santa Catarina”, conta Patrícia Amaral, coordenadora do CAS, que acredita que hoje o CAS da FCEE funciona de acordo com a proposta do MEC, trabalhando com atendimentos, capacitações e assessorias em todo o estado.

“Os atendimentos que fazemos no CAS geram estudos e pesquisas, de onde a gente pode tirar subsídios pra orientar os profissionais que trabalham com a educação dos surdos”, destaca.

dsc08843
Vídeos produzidos pela equipe do CAS apresentaram o Centro e seus serviços no evento de inauguração.
dsc08860
 Após a apresentação do CAS, foi oferecido um coquetel aos presentes.
dsc08863

Sobre o CAS [Veja em LIBRAS]

Visando à inclusão do surdo nos diferentes contextos com o intuito de efetivar sua participação na sociedade como um todo, o Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da FCEE  tem como objetivo promover estudos, pesquisas e capacitações na área da surdez, nos aspectos do ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), português como segunda língua, metodologias de atendimento e reabilitação auditiva.

Para isso, o CAS possui uma equipe formada por pedagogos, fonoaudiólogos, médico otorrinolaringologista, professores, psicólogos, assistentes sociais, instrutores e intérpretes de LIBRAS.

Segundo a coordenadora do CAS, Patrícia Amaral, os objetivos do CAS vêm ao encontro da missão da própria FCEE, que é “fomentar, produzir e difundir o conhecimento científico e tecnológico referente à educação especial”.

A criação de Centros de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) em todo o Brasil atendem a uma resolução de 2001do Ministério da Educação. Em SC, o CAS foi implantado em 2004, no campus da FCEE, mediante convênio firmado pela Secretaria de Estado da Educação e MEC, e desde então vem aprimorando os serviços prestados à comunidade.

 
dsc08872
Sala de Pedagogia, onde trabalham os profissionais Aline Olin, Anelise Schutz e Valdeci Lisboa.
dsc08880
Espaço interno do CAS.
dsc08894
Sala do SEALP - Serviço de estudos e aprendizagem da Língua Portuguesa, onde trabalha a profissional Ana Lúcia Kretzer Barotto.
dsc08885
 Sala do SEALI - Serviço de Estudo e Aprendizagem da LIBRAS.
dsc08875
 Sala de Serviço Social, onde trabalha a profissional Andreia Correia Palacios.
 dsc08876
 Sala do serviço de Audiocomunicação.
dsc08886
 Sala de Atendimento às Famílias/Grupo de Pais.
dsc08887
 Recepção do CAS.
 dsc08866
Sala de Psicologia, onde trabalha a profissional Elisa Keller.
dsc08878
 Sala de Terapia Fonoaudiológica.
dsc08883
Sala onde são gravados os vídeos produzidos pelo Laboratório de Produção de Materiais, Informação e Capacitação de Intérpretes de Língua de Sinais (LABCILS). Na foto, as profissionais Juliana Guimarães e Gizelle Fagá.
dsc08881
 Espaço interno do CAS.
dsc08892
 Equipe do CAS e diretor administrativo da FCEE, Leandro Domingues.
 

Novos serviços implantados em 2013

Central de Intérpretes de LIBRAS - com o objetivo de promover o acesso dos surdos à sociedade, o CAS disponibiliza intérpretes para atendimento a surdos que necessitam de auxílio em consultas médicas, jurídicas, eventos, solicitações em órgãos públicos, delegacias (por exemplo, para fazer o registro de um B.O.), reuniões, etc. O serviço é prestado por agendamento, que deve ser feito, no mínimo, dois dias antes do evento solicitado. A Central também atende demandas da FCEE, participando de capacitações, palestras, eventos em geral. Aquisição da língua de sinais por surdos adultos - Atendimentos uma vez por semana para surdos a partir de 14 anos de idade, com ou sem outros comprometimentos, que não tiveram oportunidade de adquirir a LIBRAS.

Grupo de pais - Atendimentos duas vezes por semana a grupos de pais que são formados de acordo com os horários de atendimento dos usuários, aproveitando o tempo em aguardam seus filhos para a aquisição da LIBRAS.

Serviço de estudos e aprendizagem da Língua Portuguesa (SEALP) - Tem como objetivo promover estudos, pesquisas e capacitações no ensino da Língua Portuguesa escrita como L2 para surdos.

Laboratório de Produção de Materiais, Informação e Capacitação de Intérpretes de Língua de Sinais (LABCILS) - Equipe responsável por fazer a tradução e produzir os vídeos com as matérias em LIBRAS para o site da FCEE. e o que mais? Tem como objetivos sistematizar a capacitação anual de todos os profissionais envolvidos no SAEDE/DA do estado e a demanda externa; fomentar a difusão das informações institucionais em Língua de Sinais; produzir vídeos, jogos e outros materiais em LIBRAS; proporcionar o contato com surdos no estado através de vídeos em língua de sinais; - elaborar e promover Encontros, Cursos, Manuais e orientações, Fóruns e Seminários.

 
Assessoria de Imprensa

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito