dsc0782922/05/13 – A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) recebeu nesta segunda-feira o primeiro estagiário com deficiência da instituição contratado por meio do Programa Novos Valores. Maurício da Silva Rodrigues, 16 anos, deficiente visual, vai atuar no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e será supervisionado pelo pedagogo Marcelo Loffi. Ele preenche uma das 12 vagas oferecidas para estudantes que estão cursando o Ensino Médio (duas delas reservadas para pessoas com deficiência), os quais irão atuar em diversos setores da FCEE. Mais quatro vagas foram reservadas para alunos do Ensino Superior.

O estágio do Programa Novos Valores é remunerado, oferecendo uma bolsa de R$380 mensais mais auxílio transporte de R$5 por dia trabalhado. A carga horária é de 20h semanais. Os horários a serem cumpridos pelos estagiários são combinados de forma que não atrapalhem os estudos.

O Novos Valores é um programa do Governo do Estado de SC, coordenado pela Secretaria de Estado da Administração (SEA) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED). As solicitações de estagiários pelos setores da FCEE foram recebidas pela Gerência de Gestão de Pessoas (Gegep) após reuniões com Gerentes e Coordenadores da instituição.

Iracema Aparecida Fuck Jonck, da Gegep, responsável pelas contratações do programa na Fundação, explica que o estágio é a oportunidade de os estudantes terem o primeiro contato com o mercado de trabalho e obterem currículo para futuras contratações. Jennifer Teodósio, gerente da Gegep, conta que a expectativa dos setores que solicitaram estagiários é grande.

 
dsc07838

Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é um dos carros-chefe do trabalho da FCEE 

A presidente da FCEE, Rosemeri Bartucheski, que recepcionou o primeiro estagiário com deficiência na FCEE contratado por meio do Novos Valores, destacou a importância do trabalho da Fundação para a inclusão da pessoa com deficiência. “A FCEE tem um papel muito importante na inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. Mas, antes de tudo, a sociedade precisa estar preparada para recebê-las. É preciso acreditar no potencial da pessoa com deficiência, pois elas são capazes, e podem conquistar cada vez mais”.

O pedagogo Marcelo Loffi, deficiente visual e responsável por supervisionar o estagiário Maurício, acrescenta que a inclusão começa dentro das pessoas. “Não basta os outros acreditarem na gente, nós mesmos precisamos acreditar também”.   

Sobre o trabalho no CAP, Marcelo explica que o estagiário deve desempenhar tarefas bastante específicas. “No Centro ele vai aprender mais sobre a diagramação e grafia do Braille. Será um trabalho bastante específico de revisão dos livros que são transcritos e distribuídos para a rede regular de ensino. Nosso objetivo é capacitar pessoas para trabalhar nesta área.”

Projeto do Cenet vai mapear vagas para PCD e cadastrar candidatos para estágio 

Maurício chegou à FCEE graças ao trabalho do Centro de Educação e Trabalho (Cenet), que tem um projeto para a inclusão dos estudantes com deficiência no mercado de trabalho que atua em duas frentes: na busca de vagas para PCD e na busca de candidatos aptos para estas e futuras vagas. Para isso, Cristiane Amaral Li Bittencourt, assistente social, e Sandra da Silva, professora, responsáveis pelo projeto, entram em contato com instituições de empregabilidade para mapear as vagas e visitam escolas da rede regular de ensino para buscar estudantes interessados em trabalhar como estagiários.

“As vagas para pessoas com deficiência existem, mas muitas vezes não são preenchidas, por desconhecimento, falta de comunicação. Nosso papel é apontar essas oportunidades”, explica Sandra. Esse projeto está sendo executado há cerca de um mês, e as visitas já estão sendo realizadas. “Começamos pelo município de São José, e em breve faremos visitas em escolas de Florianópolis”, explica a professora. 

Entenda o Programa Novos Valores

O Programa tem a finalidade de assegurar oportunidade de aprendizado para inserção no mercado de trabalho do estudante residente no Estado de Santa Catarina e matriculado em curso regular de ensino médio, educação  profissional, ensino superior e educação especial ou de educação de jovens e adultos, inclusive na modalidade a distância, a partir dos 16 (dezesseis) anos de idade. 

Visa à aplicação prática do conhecimento teórico inerente à área de formação do aluno, a ser exercido na condição de estagiário nos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Estadual.

Assessoria de Comunicação FCEE 
 


Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito