regional_615/04/13 - Ainda era madrugada quando atletas, pais e técnicos da equipe de Bocha Paralímpica da FCEE embarcaram para uma viagem de mais de 800 km a Maringá, PR, para o Campeonato Regional Sul de Bocha Paralímpica, realizado entre os dias 12, 13 e 14 deste mês. Os atletas partiram de São José motivados pelo sonho de conquistar uma vaga para o Campeonato Brasileiro de Bocha, que acontece em outubro, também em Maringá.
A equipe da FCEE foi composta pelos atletas Paulo Ricardo Pedroso, Daniel Veras Silvestre e Paulo Roberto Perão, da Classe BC3, pelos pais Josiane Ana Veras Silvestre e Paulo Roberto Xavier de Lima, pela voluntária Marília Garcia Pinto e pelos técnicos Antônio de Pádua Amorim e Jefferson Roberto Seeber, coordenador do Centro de Educação Física (Ceduf) da Fundação.

Otimismo contagiava a equipe

Segundo a equipe, apesar do cansaço da viagem, todos estavam otimistas quanto ao desempenho a ser obtido na competição. “Esta é a minha segunda participação e espero alcançar uma colocação melhor que a do ano passado, em que terminei em 17º lugar”, contou Paulo Ricardo. O atleta Paulo Roberto, que no ano passado alcançara a sexta posição, compartilhava da mesma expectativa. “Treinamos bastante, esperamos ter um bom desempenho e quem sabe conseguir uma vaga para o brasileiro”, ressaltou o pai do atleta, Paulo Xavier.

Já o caçula da equipe, Daniel, estava participando do Regional Sul pela primeira vez. Com 15 anos, já tem no currículo o terceiro lugar nas Paralimpíadas Escolares e nos PARAJASC, ambas as competições em 2012. “Vou jogar bem”, afirmou. Enquanto isso, a mãe e calheira do adolescente, Josiane, se mostrava bastante apreensiva. “É uma competição forte, com um nível alto. Espero que o Dani consiga jogar bem”, desabafou.

regional_11
Vitória na regional garantiria vaga para a etapa nacional da competição

O Campeonato Regional Sul é promovido pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) e conta com a participação de atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No evento são classificados somente os três primeiros de cada Classe (BC1, BC2, BC3 e BC4), os quais disputarão o Campeonato Brasileiro.

Neste ano, um total de 13 equipes e 59 atletas dos três estados participaram, sendo sete da classe BC1, 24 da BC2, 21 da BC3 e sete da BC4.

A equipe da FCEE competiu apenas na classe BC3, para paralisados cerebrais e lesados medulares que utilizam o auxílio de uma calha ou rampa para jogar e que são assistidos por um auxiliar (calheiro).

regional_23

Diante dos resultados, emoção tomou conta da equipe

“A competição foi muito forte, os jogos extremamente competitivos, com um nível alto dos competidores”, observou o auxiliar técnico Antônio de Pádua, que participava primeira vez. “Os nossos atletas tiveram muito trabalho, mas valeu o esforço pelo resultado alcançado”.

O atleta Paulo Roberto conquistou a medalha de prata e a tão sonhada vaga para o brasileiro. Apesar da derrota na etapa final, em uma disputa bastante acirrada, a emoção tomou conta de todos pelo resultado alcançado. “Esta é a realização de um objetivo que nós dá ânimo para continuar o nosso trabalho e nos leva a planejar novas ações, em função deste resultado e da responsabilidade que vem junto a ele, a de bem representar nosso estado e a FCEE.No resultado final da competição, terminamos  em quinto lugar, enquanto no ano passado ficamos em sexto. Só não conquistamos um troféu de terceiro lugar porque nossa equipe era pequena e participamos em apenas uma Classe”, destacou Jefferson.

A voluntária Marília, que acompanha o atleta Paulo Ricardo, chama a atenção para a importância da participação da família em momentos como este. “Pois a maioria dos atletas estava acompanhada e sendo auxiliada por  um parente, senhoras, senhores, todos auxiliando seus filhos a fazerem o seu melhor”. O motorista da equipe da FCEE, Guilherme Schmidt, que assistiu aos jogos e torceu pelos atletas, concorda. “A gente acaba se envolvendo, aprende sobre a modalidade e sofre junto com os eles”.

O atleta Paulo Ricardo conseguiu melhorar sua colocação em relação ao ano anterior, ficando em 10º lugar na competição. Já Daniel, o caçula da equipe, ficou em 13º lugar, em um grupo de 21 atletas.

regional_85

Surpresa no final

Segundo a equipe de Bocha Paralímpica da FCEE, a melhor notícia veio ao final da competição: um representante da ANDE os informou de que, além  da conquista da vaga para o brasileiro em outubro, a equipe também poderá participar  do Campeonato Brasileiro de Bocha para Pares e Equipes, o qual está sendo organizado para acontecer no final deste ano.

Centro de Educação Física da FCEE se coloca à disposição para receber novos atletas

O auxiliar técnico e professor Antônio de Pádua destaca que o Ceduf está à disposição para receber pessoas com deficiência  que desejam praticar alguma modalidade esportiva. Os telefones para contato são (48) 3381 1676 e 3381 2428. Procurar pelos professores Antônio, Jefferson ou Ronaldo.

Assessoria de Comunicação FCEE, com informações e fotos enviadas pelo Ceduf