thumb_p101003425/03/2013 - A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), por meio do Centro de Educação Física (Ceduf), deu início neste mês ao Serviço de Atividade Física e Saúde, programa de intervenção baseado em exercícios físicos direcionado a usuários diagnosticados com sobrepeso ou obesidade, circunferência da cintura acima dos limites desejáveis para manutenção da saúde e outros fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

Segundo Samantha Guimarães, educadora física do Ceduf, a prática regular de atividade física desempenha um papel fundamental na prevenção dessas doenças, sobretudo na população com deficiência intelectual, que é mais sedentária, conforme apontam estudos.

Com esta e outras ações, o Ceduf tem como objetivo desenvolver estudos para a melhoria das condições de saúde da população com deficiência intelectual e disseminar este conhecimento por meio da divulgação das pesquisas e metodologias de trabalho desenvolvidas aqui para as instituições conveniadas à FCEE e demais profissionais interessados.

A iniciativa conta com o apoio da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) e da Gerência de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados (Gepca), em parceria com a nutricionista Roberta Guterres, a enfermeira Giovana Janice da Cunha e profissionais do Centro de Educação e Vivência (CEVI).  

Conforme informa o Centro, "as sessões do Serviço de Atividade Física e Saúde incluem exercícios aeróbios, fortalecimento muscular, alongamentos e relaxamento. Previamente é feita anamnese e avaliação física e, segundo especificidade de cada indivíduo, o monitoramento da frequência cardíaca e pressão arterial. A enfermeira e a nutricionista participarão em alguns momentos conforme a necessidade de orientações nutricionais e de saúde".

Além deste serviço, o Ceduf também oferece os Serviços de Prática Esportiva e Manifestações Culturais. Mais informações pelos telefones (48) 3381 2428 e 3381 1676. 

Assessoria de Comunicação FCEE

 p1010033
 p1010023

 

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito