dsc0493301/02/13 – A FCEE é a instituição responsável no estado por analisar solicitações de autorização de Serviços de Atendimento Educacional Especializado (SAEDEs) e Atendimento em Classe (AC - segundo professor de turma, segundo professor de turma bilíngue, Turma de Ensino em Libras, professor intérprete de Libras e instrutor de Libras) nas unidades escolares da rede pública. Essas solicitações são enviadas à FCEE pelas 36 Gerências de Desenvolvimento Regional (GEREDs) de SC por meio de processos físicos ou  através do Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (Sisgesc).

Após análise, a Fundação emite pareceres que são encaminhados à Secretaria de Estado de Educação (SED) e estes, quando favoráveis, sinalizam a necessidade de contratação de profissionais para o ano letivo.

Só neste mês de janeiro, a FCEE emitiu mais de 650 pareceres para solicitações de AC, recebidas via Sisgesc; 55 para implantação/inclusão de SAEDEs, nove para solicitações de contratação de instrutor de Libras e três para Turma de Ensino em Libras, essas últimas recebidas por meio de processos físicos. Este trabalho de análise, o qual exige muita concentração e empenho, é coordenado pela Supervisão de Atividades Educacionais Extensivas, setor vinculado à Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação (Gecea).

“Nós coordenamos o trabalho que é executado por profissionais de alguns dos Centros de Atendimento Especializados da Fundação: Centro de Ensino e Aprendizagem (Cenap), Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (Cener), Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (Cas) e Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (Cap). Tudo é feito de forma articulada, a fim de atender a diversas áreas de deficiência”, explica Edite Sehnem, supervisora de atividades educacionais extensivas.

Ela destaca a importância da utilização do Sisgesc para uma maior agilidade de tramitação dos processos, sistema criado pelo Centro de Informática e Automação de SC (Ciasc), sob orientação técnica da FCEE e da SED. Embora hoje ainda existam processos físicos (papel), a ideia é que, em breve, todos sejam tramitados via SISGESC, o que confere mais rapidez ao atendimento dos alunos que fazem parte do público-alvo da educação especial e do serviço de atendimento domiciliar.

“O Sisgesc, além de oportunizar aos profissionais da FCEE mais agilidade para o recebimento de solicitações, para análise e encaminhamento de pareceres, também beneficia os gestores de escolas, que podem acessar as informações de forma mais rápida e eficiente”, enfatiza a supervisora.

Todos os pareceres das solicitações recebidas pela FCEE até o dia 31 de janeiro serão encaminhados à SED ainda nesta sexta-feira (01/02).

Solicitações para contratação de instrutores de Libras:
a supervisora de atividades educacionais extensivas Edite Sehnem orienta aos integradores que ainda não encaminharam processo para contratação de Instrutor de Libras para que o façam o mais breve possível, pois, segundo instrução da FCEE e SED, é imprescindível para o atendimento dos alunos com surdez que haja ao menos um instrutor em cada Gerência. Das 36 GEREDs de Santa Catarina, até então, foram recebidas apenas nove solicitações.

dsc04927

O trabalho de análise das solicitações de Serviços de Atendimento Educacional Especializado (SAEDEs) e Atendimento em Classe (AC) da rede pública estadual de ensino é coordenado pela Supervisão de Atividades Educacionais Extensivas, setor vinculado à Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação (Gecea), e executado por profissionais do Cenap, Cener, Cas e Cap. Após a análise a FCEE emite um parecer que indica ou não a contratação de profissionais pela SED para as escolas solicitantes.

dsc04934
A utilização do Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (Sisgesc), criado pelo Ciasc sob orientação da FCEE e SED, confere mais agilidade para a tramitação de processos e, consequentemente, ao atendimento dos alunos que necessitam dos serviços.

Assessoria de Comunicação FCEE