conf_nacional711/12/12 - Entre os dias 3 e 6 de dezembro foi realizada a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília, sob o tema: “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios”. A FCEE, por meio da coordenadora do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação da FCEE, Andréia Panchiniak, participou do evento como representante do Estado de Santa Catarina, ao lado de 45 delegados de diversas regiões do estado, tanto da esfera civil como governamental.

Durante a Conferência cada conselho municipal, estadual e distrital apresentou até 40 propostas, que foram construídas nas preparatórias que tiveram início em novembro de 2011 e foram até setembro deste ano. As propostas foram organizadas em quatro eixos: Eixo I - Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; Eixo II - Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; Eixo III - Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; Eixo IV - Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.

“Nosso estado contribuiu com a consolidação de políticas públicas para a defesa de direitos da pessoa com deficiência. Através de conferências municipais e regionais que ocorreram durante o ano em 27 municípios e na III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que aconteceu em junho, construímos propostas que foram organizadas em nove eixos: Educação; Esporte, Cultura e Lazer; Trabalho e Reabilitação Profissional; Acessibilidade; Comunicação; Transporte e Moradia; Saúde Prevenção, Reabilitação, Órtese e Prótese; Segurança e Acesso à Justiça; Padrão de Vida e Proteção Social”, explica Andréia.

Conheça as propostas apresentadas na Conferência (doc)

capa