bruna_e_tuti05/12/12 - Na última sexta-feira (30), o Centro de Educação Física (Ceduf) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou o Encontro Catarinense de Capoeira Especial, que contou com a participação de cerca de 130 representantes das Apaes de Brusque, Biguaçu, Nova Veneza e São José, além do Centro de Educação Infantil (C.E.I.) São José II. As delegações foram recepcionadas pelos capoeiristas anfitriões do Centro de Educação e Vivência (Cevi) e do Centro de Educação e Trabalho (Cenet) e pelo Ceduf, representado pelo educador físico Fernando Bueno (conhecido como Tuti), organizador do evento.

A solenidade de abertura foi realizada no período da manhã, no auditório da Fundação, e contou com a execução do Hino Nacional ao som da orquestra de berimbaus, com a apresentação da Puxada de Rede realizada pela Apae de Biguaçu e com uma demonstração por crianças do C.E.I. São José II. Também foram apresentados relatos de experiência de educadores e alunos.

Já no período vespertino, no Ginásio da FCEE, a apresentação de abertura ficou por conta da Apae de Nova Veneza, com o Maculelê, seguida da Apae de Brusque com jogos de Capoeira. Os alunos da FCEE, ainda iniciantes na prática, também se apresentaram, com a participação especial de Carlos Domingos dos Santos, o “Carlinhos (D.V.)”, que impressionou os capoeiristas veteranos.

Outro momento foi a entrega de cordas para os capoeiristas. “A entrega das novas cordas de graduação aos alunos das Apaes de São José e Biguaçu, além de projetar os talentos locais, contextualizou a importância do ponto auge do evento: o recebimento do título de Instrutora pela capoeirista Viviane Raposa, da Apae de Biguaçu”, conta Fernando Bueno.

Ao final, todos os alunos-capoeiristas participantes receberam medalhas de participação, segundo o professor Tuti, “em retribuição aos momentos em que fizeram a emoção tomar conta dos espectadores”.

O Ceduf agradece todos os colaboradores que possibilitaram a realização do encontro, em especial Waldemar Carlos Pinheiro, Diretor da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe), servidoras Nice, Alessandra, Ana e Emília (cozinheiras do Centro de Educação e Vivência (Cevi) e do Centro de Educação e Trabalho (Cenet); nutricionista Roberta Guterres; Associação Cultural Capoeira na Escola; C.E.I. São José II e APAEs de Brusque, Biguaçu, Nova Veneza e São José.

Banner do evento
 brusque
 Apresentação da Apae de Brusque
 capoeiras_da_fcee