b27/11/12 - Com a disseminação das aulas de Capoeira de forma inclusiva em escolas especiais e regulares, torna-se importante somar conhecimentos entre profissionais de diferentes centros de ensino. Pensando nisso, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), por meio do Centro de Educação Física (Ceduf) e com o apoio da Associação Cultural Capoeira na Escola, realiza nesta sexta-feira (30) o Encontro Catarinense de Capoeira Especial, das 10h às 16h, no auditório e no Ginásio da FCEE.

"No encontro acontecerão relatos de experiências de educadores, apresentações de maculelê, puxada de rede e capoeira das APAEs de São José, Biguaçu, Nova Veneza e Brusque, bem como da FCEE e do C.E.I São José II. Haverá também entrega de cordas de alguns alunos e a graduação à instrutora da capoeirista Viviane Raposa, da APAE de Biguaçu", conta Fernando Bueno, professor do Ceduf, conhecido também como Mestre Tuti.

Sobre a Capoeira

Intrínseca à história de nosso país, a Capoeira, filha brasileira de pais africanos, surgiu como luta do negro cativo e desarmado em busca de sua liberdade. Para não serem proibidos de praticar, os negros a camuflavam com instrumentos musicais e palmas, realizando movimentos que aos olhos dos senhores nada mais eram do que a vadiação dos angolanos, a brincadeira de Angola.

Quando realizada de maneira conjugada com as atividades educativas, a Capoeira torna-se um importante recurso no processo didático-pedagógico, auxiliando na apropriação da fala e da escrita, na coordenação motora, na socialização e na lateralidade. Podemos considerá-la uma atividade física completa, pois atua de maneira direta sobre os aspectos cognitivo, afetivo e motor do praticante.

9h Recepção das Delegações: Café da manhã Ginásio

Cerimônia de abertura:

Apresentação das autoridades presentes e representantes das instituições convidadas

Hino Nacional com orquestra de berimbaus

Apresentação Cultural: Puxada de Rede (APAE de Biguaçu)

Auditório
10h45 Relatos de experiências: Educadores dos municípios convidados Auditório
12h às 13h30 Intervalo para almoço Refeitório

Apresentação Cultural: Maculelê (APAE de Nova Veneza)

Rodas de apresentação das APAEs e C.E.I: Biguaçu, Brusque, Nova Veneza e São José

Ginásio
15h Graduação dos alunos das APAEs de São José e Biguaçu    Ginásio