surdo26/09/12 – Hoje, 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), por meio do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento as Pessoas com Surdez (Cas), realiza uma atividade especial alusiva à data no Auditório da Fundação, a partir das 15h. A ideia é levar os ouvintes, por alguns momentos, ao mundo dos surdos, através da apresentação de situações diversas nas quais surdos e ouvintes tentam se comunicar.

“Queremos falar um pouco da cultura do surdo e também desvendar alguns mitos que existem em torno dessas pessoas”, explica Patrícia Amaral, coordenadora do Cas.

Segundo Patrícia, em meio às apresentações e encenações programadas, também estão reservadas algumas surpresas aos participantes. O Cas conta com a presença de todos os servidores da FCEE e demais interessados.

O que: atividade alusiva ao Dia Nacional do Surdo
Quando:
hoje, às 15h
Onde: Auditório da FCEE

Assessoria de Comunicação FCEE

Sobre o Dia Nacional do Surdo

A comunidade surda brasileira comemora em 26 de setembro o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.

A data foi escolhida por lembrar a inauguração da primeira escola para surdos no país, em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

Tudo começou durante o Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou, com o apoio do imperador, o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo. Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.

A Federação Mundial dos Surdos celebra o Dia do Surdo internacionalmente no dia 30 de setembro. 

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito