chapec210/08/2012 – A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), por meio do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (Cas), realizou, entre o final de julho e início de agosto, a segunda e última etapa dos encontros presenciais do Curso de Capacitação para Intérpretes de SC, modalidade a distância (plataforma Moodle), em Lages (30 e 31/07), Chapecó (06 e 07/08) e Joaçaba (08 e 09/08), municípios escolhidos como polos para sediar os encontros. Em cada um deles foram realizadas 40 horas/aula.

Segundo a coordenadora do CAS, Patrícia Amaral, a realização do curso na modalidade a distância se justifica pelo grande número de profissionais intérpretes que atuam na educação de surdos em Santa Catarina (um total aproximado de 540 em todo o estado). “Essa foi a maneira mais viável que encontramos para que fosse contemplado o maior número possível de profissionais”, assinala.

O curso, que tem seu término previsto para a próxima semana, capacitou cerca de 140 profissionais intérpretes que atuam nas escolas do estado com alunos surdos do 6º ano em diante. A carga horária total foi de 220 horas. Estas primeiras etapas contemplaram as regiões Oeste e Serrana, sendo a próxima voltada às demais regiões do estado.

Equipe também realizou palestras nas cidades visitadas

Além de participar das atividades referentes ao curso de capacitação, a equipe do Cas, em parceria com as Gerências Regional de Educação (Gereds) dos três municípios, também realizou palestras para as famílias e profissionais envolvidos na educação de surdos. Essa iniciativa teve como objetivo explicitar o papel de cada profissional que atua no ensino regular - como Professor Bilíngue, Professor de SAEDE/DA, Intérpretes Educacionais e Professores/Instrutores de LIBRAS.

As palestras foram organizadas pelas Integradoras de Educação Especial e Diversidade e aconteceram no período noturno, com duração média de três horas.

“Achamos que seria interessante aproveitar a oportunidade para proporcionar um momento onde pudéssemos conversar com as famílias e profissionais do ensino regular e esclarecer diversos pontos sobre a educação de surdos”, explica a coordenadora Patrícia.

lages
lages2

Nos dias 30 e 31 de julho foram realizados os encontros presenciais do Curso de Capacitação para Intérpretes de SC da modalidade a distância na cidade de Lages (acima)

chapec